Categorias: Cidades

Sintrase entra com ação da Justiça para impedir o retorno às aulas presenciais em Sergipe

Compartilhe:

O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) dará entrada, hoje, 19, numa ação civil pública solicitando à Justiça que não permita o retorno às aulas na rede estadual no próximo dia 17 de novembro. O presidente do Sintrase, Diego Araújo, defende que a retomada só deve acontecer com os parâmetros mínimos de segurança para a comunidade escolar. As aulas presenciais estão suspensas desde março, devido à pandemia da covid-19.

“Falta estrutura, faltam servidores públicos da área de limpeza para cuidar dos estabelecimentos”, disse Diego Araújo, ao acrescentar que o retorno às atividades escolares, ainda que somente para os alunos do ensino médio, prejudica não só a comunidade escolar, mas toda a população.

Na noite de domingo, 18, o Boletim Epidemiológico da  Secretaria de Estado da Saúde mostrou mais 445 casos de covid-19 e cinco mortes. Ao todo, em Sergipe, 81.564 pessoas testaram positivo para a doença e 2.134 morreram. Dessas cinco mortes, três estavam  sob investigação e foram confirmadas. Até o momento, 74.073 pacientes foram curados.

No dia 15 de outubro – justamente no Dia do Professor – o governador Belivaldo Chagas autorizou o retorno às aulas presenciais na rede pública a partir o dia 17, enquanto que nas escolas particular no dia 3 de novembro. A decisão foi tomada em reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE).

Não concordam

Os professores da rede estadual também não concordam com o retorno às aulas presenciais no dia 17.  A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, convocou uma assembleia virtual para quarta-feira, 21, às 9 horas, para discutir o assunto.

O principal assunto da pauta é ter um posicionamento da categoria a respeito da decisão do Governo de Sergipe em retomar as aulas presenciais. Questionado sobre uma possível ação na Justiça para suspender a retomada das aulas presenciais, o Sintese, através da assessoria de Comunicação, informou que não consta pauta, mas que se houver manifestação dos professores nesse sentido o tema será debatido.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

17 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

19 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

19 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

3 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

4 dias atrás