Negócios

Sergipe tem o melhor desempenho do PIB do Nordeste durante a pandemia da Covid-19

Compartilhe:

O estado de Sergipe obteve o melhor desempenho em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste e o 5º melhor do país, em um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), que avaliou dados de 2020 – o ano da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Os números foram divulgados pelo Observatório de Sergipe e apontam que, embora todos os estados tenham registrado recuo, em Sergipe a taxa foi de apenas 1%, contra 4,1% de queda na região Nordeste e 3,3% na média nacional. O valor do PIB em 2020 foi de R$ 45,41 bilhões.

A nível nacional, Sergipe ficou atrás apenas do Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e Pará entre os estados com melhor desempenho. Os números que avaliam o desempenho da economia em 2020 também mantêm o estado com o quarto maior PIB per capita do Nordeste.

O setor mais prejudicado, no principal ano da pandemia, foi o de Serviços, acarretando na queda do PIB sergipano. Em contrapartida, a Agropecuária e a Indústria registraram crescimento, devido, principalmente, ao impacto das condições climáticas favoráveis para a Agricultura, no primeiro, e ao aumento na geração de energia elétrica, no segundo.

Em termos de participação na economia nacional, o estado representou 0,6% do PIB brasileiro em 2020, mesma participação verificada em 2019. Os números refletem a preparação e a capacidade do Estado de enfrentar efeitos negativos de problemas como a pandemia, por exemplo.

“Todo o nosso esforço em fazer um equilíbrio fiscal nas contas públicas nos possibilitou enfrentar uma pandemia, investir como nunca em Saúde para salvar vidas, e mesmo assim, entregar um estado organizado, com os pagamentos regularizados e a retomada do poder de investimento. Sergipe hoje segue no trilho do desenvolvimento e está preparado para o futuro”, destacou o governador.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

3 horas atrás

O Jesus Esotérico: motivos para o iniciado manter os seus segredos

  Por Nilton Santana[1]   Para a minha mulher, Fernanda, e para a minha filha,…

15 horas atrás

Allan Luz, presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia: “Há número suficiente de oftalmologista para atender a população”

  ecentemente diversos órgãos públicos do Estado, município e da União desencadearam a Operação Ocularium,…

17 horas atrás

Presidente da FNP, Edvaldo se reunirá com Haddad, em Brasília, para tratar da desoneração da folha

O presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e prefeito de Aracaju, Edvaldo…

1 dia atrás

‘Segundona do Turista’ é esquenta para os festejos juninos 2024

  A ‘Segundona do Turista’, promovida pelo Governo de Sergipe, mantém as tradições juninas vivas…

1 dia atrás

Para além dos tintos – sobre “Vinho branco para leigos”, de Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulligan

Por Léo Mittaraquis (*)   uando lançado no Brasil, em 1997, “Vinho Branco Para Leigos”…

2 dias atrás