Negócios

Sergipe registrou queda da produção de petróleo e gás natural

Compartilhe:

A produção de petróleo no Estado de Sergipe, em setembro, teve uma queda de 7,1%, na comparação com agosto, embora tenha ultrapassado a marca de 521,7 mil Barris Equivalente de Petróleo (BEP). As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com análise do Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Quando comparado com setembro do ano passado, notou-se retração de 24,6% na produção. Com os dados de setembro, o volume de produção no estado, nos nove primeiros meses de 2018, chegou a mais de 5,3 milhões de barris (BEP), assinalando queda de 19,7% em relação ao mesmo intervalo de 2017.

Do total produzido em setembro último, 71,3% ou aproximadamente 371,8 mil barris (BEP) foram extraídos em terra.  Em termos relativos, observou-se uma diminuição de 7,8%, em comparação ao mês imediatamente anterior (agosto/2018), e retração de 30,9% na comparação com setembro de 2017.

Por outro lado, a produção no mar, respondeu por 28,7% da produção total, atingindo 149,9 mil barris. No comparativo com o mês anterior, verificou-se queda de 5,5%. Em relação ao mês de setembro do ano passado houve uma retração de 2,5%.

Produção de Gás

A produção de gás natural, em setembro do ano corrente, ficou acima dos 413,6 mil barris equivalentes de petróleo (BEP). Em termos relativos, houve retração de 2% na comparação com o mês imediatamente anterior, agosto último. Já em relação ao mês de setembro de 2017, notou-se recuo de 6,5%.

A produção em mar continuou sendo a principal fonte de produção, somando mais de 395,4 mil barris, abrangendo 95,6% do total produzido no estado, ao passo que a produção terrestre foi de aproximadamente 18,2 mil barris, representado 4,4% da produção.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Novo salário mínimo amplia renda, aquece consumo e reforça peso do Nordeste e Sergipe

O reajuste do salário mínimo para R$ 1.621, a partir de 1º de janeiro de…

2 horas atrás

Para Aroldo Macêdo

Por Claudefranklin Monteiro (*)   Eu o conheci em Lagarto, numa das apresentações do Trio…

5 horas atrás

Consumidor pagará menos na conta de luz em janeiro

  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem, 23, que o ano de…

2 dias atrás

Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas

  A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou neste final de ano o trabalho…

2 dias atrás

Pacientes com diabetes tipo 1 aprovam novo monitoramento de glicemia da Prefeitura de Aracaju

  O cuidado diário no controle da glicemia ganhou um novo aliado para usuários da…

2 dias atrás

Portaria do secretário de Educação é ilegal porque não revoga lei federal

  Por  Valtênio Paes de Oliveira (*)   ualquer argumentador legislativo sabe que norma legal…

3 dias atrás