Negócios

Sergipe quer se firmar como polo farmacêutico no Brasil

Compartilhe:

 

Por Antônio Carlos Garcia(*)

 

Sergipe está determinado a se consolidar como um polo de indústrias farmacêuticas. Para isso, o governo do estado oferece incentivos fiscais para atrair empresas do setor. A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-Se) tem trabalhado intensamente para prospectar novos investimentos, participando de feiras e realizando visitas diretas às sedes das empresas. Recentemente, a agência conseguiu atrair a Equiplex, uma empresa do H. Egídio Group, que será instalada no município de Itaporanga D’Ajuda, a apenas 30 quilômetros de Aracaju, com um investimento de R$ 450 milhões.

Local onde será construída a indústria Equiplex, em Itaporanga D’Ajuda, interior de Sergipe Foto: Ascom/Equiplex

Ademário Alves, diretor de atração de investimentos da Desenvolve-Se, tem levado as vantagens de Sergipe a empresas em diversas regiões. Em suas conversas com empresários, ele destaca a localização estratégica do estado. Em um raio de 500 quilômetros, é possível atender cerca de 30 milhões de pessoas. Ademário também enfatiza que, além da indústria, é fundamental atrair os setores de logística e distribuição para o estado. “Para garantir rapidez no escoamento dos produtos, o modal rodoviário é crucial”, afirmou.

Visitas

Com um portfólio completo de investimentos, elaborado por técnicos e economistas da agência, Ademário Alves participa de feiras do setor farmacêutico e tem mais visitas agendadas para os próximos meses. Nos meses de março e abril, ele estará em São Paulo, Santa Catarina e Goiânia. Em São Paulo, a feira nacional do setor farmacêutico será uma excelente oportunidade para reforçar a presença de Sergipe no mercado nacional e internacional.

“Nas próximas visitas, vamos mostrar que já temos uma empresa instalada e que novas indústrias podem se beneficiar do mesmo caminho. O estado aprende com as empresas e oferece as melhores condições, incluindo localização estratégica e um regime fiscal adequado”, explicou Ademário. Dessa forma, Sergipe se posiciona como um estado com grande potencial para receber novas indústrias.

Diferentes setores

Embora a atração de indústrias farmacêuticas seja um foco prioritário, a Desenvolve-Se também trabalha para atrair empresas de outros setores. A agência está em busca de investimentos nas áreas de tecnologia, comércio exterior, Zona de Processamento de Exportações (ZPEs), mineroquímico, fertilizantes, turismo, centros logísticos e bens de consumo.

Desde 2001, o governo de Sergipe tem adotado o PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial), criado com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria no estado. Através desse programa, são oferecidos incentivos fiscais para empresas que decidam se instalar em terras sergipanas. De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o PSDI já atraiu 44 empresas em 2023 e 2024, gerando R$ 1,28 bilhão em investimentos e criando 2.500 empregos diretos.

Hospdrogas fica no bairro Grageru, na zona sul de Aracaju  Foto: Ascom/Equiplex

A Equiplex, uma indústria farmacêutica com mais de 38 anos de experiência, é um exemplo de empresa que viu em Sergipe uma excelente oportunidade de investimento. A Equiplex é especializada na produção de medicamentos de alta qualidade, como soluções parenterais, ampolas de soro usadas em hospitais e clínicas. No ano passado, a empresa dobrou sua capacidade produtiva, aumentando sua produção de 20 mil para 40 mil unidades por hora. Embora a construção da unidade em Itaporanga D’Ajuda ainda não tenha começado, o H. Egídio Group fez um investimento adicional em Sergipe. Em dezembro de 2024, adquiriu a Mais Saúde e a transformou na nova unidade matriz da Hospdrogas, distribuidora de produtos hospitalares localizada no bairro Grageru, em Aracaju.

H. Egídio

A Hospdrogas, no entanto, tem como objetivo fortalecer sua presença no Nordeste. Com isso, pretende melhorar a logística de distribuição de produtos de saúde, atendendo mais de 3.300 municípios em oito estados. A empresa planeja realizar entregas em até 24 horas, com um raio de 500 quilômetros, e está investindo em um condomínio logístico da Transplexlog, também em Itaporanga.

O H. Egídio Group está presente em várias regiões do Brasil e atende mais de 5 mil clientes. Além da Equiplex e Hospdrogas, o grupo também opera com empresas nas áreas de logística, tecnologia, importação e exportação e investimentos. Suas ações sociais são coordenadas pelo Instituto Hebrom, contribuindo para o desenvolvimento de diversas iniciativas sociais e culturais no país.

 

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

49 minutos atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

5 horas atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

1 dia atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

1 dia atrás

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

  O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…

1 dia atrás

Unigel analisa acordo com Petrobras sobre fábricas no Nordeste

  A Unigel afirmou nesta quinta-feira que está verificando as condições de um acordo proposto pela Petrobras para encerramento…

2 dias atrás