Carro forte atacado na Bahia, no ano passado Foto: Conteúdo l 97NEWS
O Estado de Sergipe foi o único no Nordeste a não registrar, em 2018 e 2017, nenhum assalto a carro-forte. Os dados são da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança Privada (Contrasp) e divulgado numa reportagem pelo jornal “O Globo”, edição da terça-feira. O Estado de Alagoas chegou a registrar um assalto a carro-forte, em 2017, mas no ano passado, não houve nenhum registro. Nas demais regiões do país, no entanto, a situação é preocupante: foram 116 ocorrências em 2018 que resultaram em 70 mortes, um crescimento de 133% na comparação com 2017, com 30 mortes.
Mesmo com Sergipe e Alagoas não registrando ataques a carros-fortes no ano passado, a região Nordeste é visada pelos grupos criminosos. Dos 116 assaltos, 63 foram na região. O poder bélico dos marginais é surpreendente: os ataques foram feitos com metralhadoras antiaéreas, fuzis, explosivos e usando carros blindados.
Para o delegado Dernival Eloi, diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), o que exclui Sergipe destes ataques é o trabalho ininterrupto da inteligência. “Assim que há a informação da nossa Divisão de Inteligência (Dipol), nossas equipes agem rapidamente para localizar suspeitos de envolvimento nesses crimes”, ressaltou.
Números – O levantamento feito pela Contrasp apontou que em 2015 foram 71 ocorrências. No ano seguinte, esse número caiu para 65. No entanto, em 2017, a quantidade de casos saltou para 109; subindo para 116, no ano passado. Em 2018, segundo a Confederação, foi registrado um assalto a cada três dias, no país.
No Nordeste, a Bahia lidera o ranking de assaltos a carros-fortes, com 18 ataques, seguido de Pernambuco, com 12. No Ceará, hoje dominada pelo crime organizado, em 2018, foram 11, mesmo número da Paraíba.
Um contrato de financiamento no valor total de R$ 37,8 milhões foi assinado nesta sexta-feira,…
A decisão final de investimento tomada pela Petrobras no projeto Sergipe Águas Profundas marca um…
Neste fim de ano, o adeus à chupeta é vivido com alegria, acolhimento e…
A liberação da segunda parcela do décimo terceiro salário, paga nesta sexta-feira (19), deve provocar…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le esteve entre as maiores vozes da…
Por Léo Mittaraquis (*) ora dito, sobre a escritora Katherine Manisfield, levando-se em…