Segurança Pública

Sergipe não registra ataques a carros-fortes em 2018, diz estudo

Compartilhe:

O Estado de Sergipe foi o único no Nordeste a não registrar, em 2018 e 2017, nenhum assalto a carro-forte. Os dados são da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança Privada (Contrasp) e divulgado numa reportagem pelo jornal “O Globo”, edição da terça-feira.  O Estado de Alagoas chegou a registrar um assalto a carro-forte, em 2017, mas no ano passado, não houve nenhum registro. Nas demais regiões do país, no entanto, a situação é preocupante: foram 116 ocorrências em 2018 que resultaram em 70 mortes, um crescimento de 133% na comparação com 2017, com 30 mortes.

Mesmo com Sergipe e Alagoas não registrando ataques a carros-fortes no ano passado, a região Nordeste é visada pelos grupos criminosos. Dos 116 assaltos, 63 foram na região.  O poder bélico dos marginais é surpreendente: os ataques foram feitos com metralhadoras antiaéreas, fuzis, explosivos e usando carros blindados.

Para o delegado Dernival Eloi, diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope), o que exclui Sergipe destes ataques é o trabalho ininterrupto da inteligência. “Assim que há a informação da nossa Divisão de Inteligência (Dipol), nossas equipes agem rapidamente para localizar suspeitos de envolvimento nesses crimes”, ressaltou.

 Números – O levantamento feito pela Contrasp apontou que em 2015 foram 71 ocorrências. No ano seguinte, esse número caiu para 65. No entanto, em 2017, a quantidade de casos saltou para 109; subindo para 116, no ano passado. Em 2018, segundo a Confederação, foi registrado um assalto a cada três dias, no país.

No Nordeste, a Bahia lidera o ranking de assaltos a carros-fortes, com 18 ataques, seguido de Pernambuco, com 12. No Ceará, hoje dominada pelo crime organizado, em 2018, foram 11, mesmo número da Paraíba.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Compartilhar
Publicado por
Antônio Carlos Garcia
Tags: Sergipe

Posts Recentes

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 horas atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

6 horas atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

1 dia atrás

De Romero para Romero – uma tertúlia literária entre Sílvio e Abelardo

    Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Na última terça-feira, 22, tive a…

1 dia atrás

Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió

  O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…

1 dia atrás

Unigel analisa acordo com Petrobras sobre fábricas no Nordeste

  A Unigel afirmou nesta quinta-feira que está verificando as condições de um acordo proposto pela Petrobras para encerramento…

2 dias atrás