Imunizante passa a ser incluído no calendário vacinal de rotina nas UBSs de todo estado Foto: Arquivo SES
A população sergipana de 9 meses a 59 anos já pode procurar as Unidades Básicas de Saúde distribuídas pelo estado para se vacinar contra a febre amarela. A inclusão do imunizante no calendário vacinal de rotina ocorreu de forma gradativa em todos os estados do país.
A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, explicou que embora em Sergipe, até o momento, não haja notificação de casos da doença, a orientação é a imunização como forma de prevenção da doença, que pode levar a óbito.
“É importante que o público-alvo seja vacinado contra a febre amarela. No Brasil, em algumas regiões, a vacinação já tinha sido implantada há algum tempo, mas no Nordeste faltava a ampliação em alguns estados, como era o caso de Sergipe. Isso ocorreu devido à localização, já que na região Norte a incidência é maior. A situação mudou, o Nordeste pode, sim, ser porta de entrada do mosquito transmissor. Por isso, a orientação é se imunizar”, ressalta a gerente.
Sândala acrescenta que gestantes não podem tomar a vacina, já indivíduos com mais de 60 anos devem ser avaliados pelo profissional de saúde. Vale ressaltar que pessoas que fizeram ou vão fazer viagens internacionais devem ser imunizadas.
Em crianças de 9 meses a menor 5 anos, deve ser aplicada a primeira dose e agendar o reforço aos 4 anos; criança maior de 5 anos que recebeu a primeira dose, mas não recebeu o reforço no período correto, deve ser vacinada novamente com mais uma dose; para pessoa de 5 anos a 59 anos que não recebeu nenhuma dose, a orientação é ser vacinada com dose única.
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…