Categorias: Cidades

“Sergipe está preparado para honrar a posição de grande produtor de petróleo e como nova Estrela do Gás do Brasil”, diz Belivaldo em evento voltado ao setor de Petróleo e Gás

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (15), o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, participou, por meio de videoconferência, da abertura do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres – Mesa Reate 2020 Sergipe.

O evento tem o objetivo de aumentar a competitividade da indústria petrolífera onshore nacional (produzem seu negócio no país de origem). É um momento de as instituições alinharem discursos e prestarem contas sobre as ações e metas ligadas ao setor, com o intuito de superar desafios e desenvolver um ambiente de negócios favorável.

Em seu pronunciamento, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, destacou o potencial energético do estado para atração de investimentos. “Temos uma tradição histórica nesta área, somos um estado privilegiado por ter petróleo e gás natural, tanto em terra quanto no mar, e estamos fazendo nossa parte para criar um ambiente favorável para a melhor utilização destes recursos. Seja na nossa infraestrutura ou nas questões regulatórias, nos adaptando de forma pioneira aos novos marcos como a nova Lei do Gás. Sergipe está preparado para honrar a posição de grande produtor de petróleo e como nova Estrela do Gás do Brasil”, pontuou Belivaldo Chagas.

A Mesa Reate 2020 Sergipe é uma realização do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Governo Federal, com apoio e participação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) também compõe a parceria.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, a Mesa fortalece a articulação local em todos os eixos que estruturam a cadeia de petróleo e gás natural. “É um momento de somar forças para superar desafios e estabelecer estratégias coletivas. Nesse sentido, o Governo de Sergipe vem se esforçando não só para atrair investimentos para o setor, mas também para criar um ambiente sustentável e competitivo do ponto de vista regulatório, tributário e estrutural. A Mesa Reate é um momento de expor o que vem sendo feito, e também de reafirmar compromissos e apresentar planejamentos para os próximos anos”, declarou.

A ação faz parte do Programa de Revitalização das Atividades de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres. A partir da conclusão das atividades do Comitê Executivo do Reate 2020, foram instituídos fóruns estaduais, intitulados Mesa Reate, que visam promover a interlocução entre entes federais, estaduais, empresas e governança. Até o momento, já foram realizadas cinco edições da Mesa nos estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Alagoas e Amazonas.

Após a contextualização do atual panorama do segmento no estado, a programação seguiu com a apresentação de respostas aos desafios regionais. O momento consiste na exibição de propostas de trabalho elaboradas por diferentes entidades como forma de atender às demandas de nove temas estratégicos (Bens e Serviços; Logística; Mercado; Financiamento; Mercado e Marketing; Regulação; Licenciamento ambiental; Superficiários; Outros).

Participação

Participaram da videoconferência o secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Rafael Bastos, representando o ministro Bento Albuquerque (MME); a diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Symone Araújo; gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso; a diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (EPE), Heloísa Borges; o gerente-geral da UN-SEAL (Petrobras), Rogger Pereira; vice-presidente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Márcio Félix; o diretor-superintendente do Sebrae-SE, Paulo do Eirado, dentre outras autoridades.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

10 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

10 horas atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

1 dia atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

1 dia atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

1 dia atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

1 dia atrás