Política

Reajuste salarial de servidores é “brincar com o perigo” diz secretário da Fazenda

Compartilhe:

O secretário estadual da Fazenda, Marco Antônio Queiroz,  disse hoje, 13, que falar em reajuste de salários dos servidores públicos “seria brincar com o perigo”, apesar da receita ter aumentado. A declaração foi dada durante a prestação de contas na Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

“Sonho do governo”

“Eles estão realmente há um período sem aumento, mas o governo do estado tem feito muitos esforços para atender às expectativas, só que neste momento não temos condições, pois não conseguimos ainda realizar o grande sonho do governador que é a folha do servidor dentro do próprio mês de pagamento”, ressaltou o secretário.

O secretário também foi questionado sobre a proposta do presidente Jair Bolsonaro de os estados reduzirem a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis. Marco Antônio disse que esteve numa reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, quando este informou que a questão da redução do ICMS será discutida numa reforma tributária com a criação do imposto novo.

Sergipe não está entre os maiores que têm esse imposto (o preço médio de 20% sobre a gasolina). Nenhum estado da federação tem condição de abrir mão de 20 a 30% da sua arrecadação, por conta do preço do combustível”, explicou. Em Sergipe, a alíquota do ICMS é de 29%, sendo que desse percentual, 2% vai para o fundo de combate à pobreza.

Números

O secretário falou, também, sobre a sonegação de imposto e pediu o apoio dos deputados para combatê-lo. “Eu cheguei na secretaria em 6 de julho do ano passado e de lá pra cá estamos tentando de todas as formas, encontrar caminhos que se traduzam numa melhoria da receita e não simplesmente cortar receita. Temos feito vários movimentos, a exemplo de uma fiscalização mais assertiva, reativando o posto fiscal de Carira”, destaca.

Marco Antônio informou que a Sefaz está trabalhando junto com a Polícia Civil e o Ministério Público, no sentido de combater a sonegação fiscal. “Há uma grande inadimplência e estamos buscando cumprir a lei e crescer receita, principalmente do Imposto de Renda e o IPVA, abrindo um Refis para quem tem dificuldades financeiras, poder repactuar a sua dívida já nos ajudou a recompor receitas dos municípios no final do ano”, afirma.

O secretário pediu engajamento dos parlamentares, dos prefeitos e da sociedade com a finalidade de ajudar a combater a sonegação de impostos. “Para mim, o maior problema que temos na arrecadação aqui em Sergipe é a sonegação. Se a sociedade, os deputados e os prefeitos não se unirem, não vamos conseguir combater a sonegação. Este não é um problema a ser resolvido só pelo governo, precisamos estar todos do mesmo lado”, diz alertando a sociedade sobre a necessidade de exigir a nota fiscal ao comprar algum produto.

O secretário prestou contas aos parlamentares quanto às despesas e receitas do segundo quadrimestre de 2019, destacando a receita orçamentária referente a 2018, que segundo ele, alcançou 5 bilhões, 691 milhões, 107 mil e 7 reais. Em 2019, a arrecadação foi de 6 bilhões 107 milhões e 7 reais, apresentando crescimento nominal de 7,30% e crescimento real de 3,8%.

“Temos trabalhado bastante para repor a capacidade de o Governo do Estado realizar investimentos; estamos pagando o que devemos, reduzindo espaço para pagamento de fornecedores; temos incrementado a receita buscando mecanismos que melhorem a arrecadação e dando condições de parcelamento aos contribuintes inadimplentes e também temos atendido às categorias econômicas do estado melhorando a taxação de produtos essenciais a exemplo do milho, do coco e do leite, além das fiscalizações para combater a sonegação de impostos”, reitera.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

10 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

11 horas atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

1 dia atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

1 dia atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

1 dia atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

1 dia atrás