Articulistas

Quem não é bipolar?

Compartilhe:
Petruska Menezes (*)

Uma das maiores questões que sondam os psicodiagnósticos no modelo médico são as oscilações afetivas. Tristeza e alegria, quando intensificadas e desarmônicas, dão espaço para o desencadeamento da depressão e da mania. Veja: tristeza não é sinônimo de depressão e alegria não é mania. Mas, no mundo atual, parece difícil identificar as diferenças.

Parece que os sentimentos nunca estiveram tão desorganizados e desarmônicos como agora. Ou eles são anestesiados de uma forma que o embotamento do sentir transforma alguns em robôs ou o sentir vem numa intensidade tão grande que o desequilíbrio faz uma descompensação e o que deveria ser a consequência afetiva de reações internas e externas toma proporções imensas.

A depressão e a mania são desequilíbrios biopsicossociais advindos de uma grande dificuldade de lidar com os sentimentos. A partir de uma falsa crença social de que o que precisa prevalecer é a razão, os sentimentos ficaram relegados ao primitivo e uma pessoa “evoluída” deveria saber controlá-los e omiti-los das suas relações, para não ser excluída das suas redes sociais ou julgada como inferior no desenvolvimento humano.

É justamente este julgamento que faz com que os pais tenham grandes dificuldades de ensinar aos filhos a respeitar o seu sentir e aprender com o que sente; a se compreender e a utilizar as emoções como força motriz para qualquer decisão, atitude e desejo que possuam. Temos pais e adultos em geral que têm receio de permitir que as crianças chorem, como se o choro fosse algo ruim e destrutivo. O riso e a espontaneidade incomodam e, muitas vezes, também são calados, em busca de uma pessoa que aparentemente é equilibrada, mas só na superficialidade, pois o que sente é simplesmente suprimido.

Uma pessoa realmente equilibrada é aquela que consegue se permitir sentir e expressar suas emoções, compreendê-las como um processo de autoconhecimento e usar a força de seus sentimentos para movimentar-se, buscar caminhos que a deixem mais adaptada à sociedade, ao mundo e consigo. Podemos ter sentimentos contraditórios sobre os mesmos agentes mobilizadores, mas somente a capacidade de sentir, refletir e, daí, encontrar possíveis respostas é que acalantam o que se sente e potencializam a energia necessária para a transformação ou a mudança.

As birras devem ser cuidadas na idade certa

O que acontece, atualmente, é que as crianças, e atuais adultos, crescem sem uma capacidade de compreender-se. Sim, é um processo mais complexo do que estou descrevendo, porque passa pela bioquímica cerebral principalmente, mas que também deveria adaptar-se. Quando as birras não são cuidadas na idade certa e os sentimentos apreendidos, as crianças começam a dar sinais de que não estão bem e as pessoas não conseguem compreendê-las. O desequilíbrio começa e torna-se uma bola de neve, que só cresce com o tempo.

O desequilíbrio afetivo toma proporções gigantescas e o que deveria durar pouco tempo é incorporado ao humor que, ao contrário do que se sente, perdura e fica por baixo dos sentimentos, e traz uma permanência muito mais intensa e duradoura, mesmo com sentimentos contraditórios presentes. Por exemplo, uma pessoa depressiva pode se divertir e rir. Isso não quer dizer que ela esteja melhor ou que a depressão seja falsa. O sentimento de se sentir menos, de não ter motivações, falta de força e desejo de continuar permanecem, porque a estrutura está enrijecida a tal ponto que será necessário muito esforço, psicoterapia e, provavelmente, medicação, para romper esse ciclo destrutivo – inclusive bioquimicamente.

Assim, gostaria de propor uma reflexão sobre uma sociedade adoecida que oscila entre a depressão e a mania – isso é comprovado pelo altos índices de diagnóstico psiquiátrico do transtorno bipolar. Quando ignoramos o que sentimos e não conseguimos ensinar nossas crianças a cuidar do que sentem, a aprender a lidar, ter paciência com as situações afetivamente desconfortáveis, impedimos o desenvolvimento da capacidade de aprender a identificar todo o aparato de percepção e sensação presentes, muito antes do desenvolvimento da razão e, por que não, da capacidade de pensar, da existência da razão.

Portanto, faço um convite para que ressignifique a importância das emoções em sua vida, dê mais espaço para o que sente observando-se e, buscando, com isso, o desenvolvimento das ferramentas internas de suporte e cuidado consigo. Talvez assim possamos diminuir o alto nível de diagnóstico que perpassa os consultórios e teremos, ao fim, uma sociedade mais equilibrada e com maior qualidade de saúde e vida. Não é fácil, mas é possível. Podemos pensar juntos a respeito?

 

(*) Profa. Esp. Petruska Passos Menezes é psicóloga e psicanalista, integrante do Círculo Psicanalítico de Sergipe, tem MBA em Gestão e Políticas Públicas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Gestão Estratégica de Pessoas (pela Fanese), Neuropsicologia (pela Unit) e em curso Gestão Empresarial pela FGV.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva da autora.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

Compartilhe:
Petruska Menezes

Posts Recentes

Somos o que comemos? Sobre “Comer – necessidade, desejo, obsessão”, de Paolo Rossi

  Por Léo Mitarraquis (*)   “No final de agosto, com fortes chuvas e sol.…

38 minutos atrás

Café da manhã, diálogo com eletrodomésticos

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   om dia, caro leitor, amiga leitora, acordei pensativo…

3 horas atrás

Toda luz que não podemos ver

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   oi inevitável acompanhar a mais nova minissérie…

22 horas atrás

Aviso meteorológico indica possibilidade de chuvas moderadas em Sergipe até este sábado, 27

  Um aviso meteorológico foi emitido ontem, 25, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente,…

22 horas atrás

Promoção do destino e infraestrutura qualificada mantêm fluxo de turistas na baixa temporada

Apesar do período de baixa temporada, que acontece entre os meses de março a junho,…

23 horas atrás

Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju

  iogo Nogueira desembarca em Aracaju, para apresentar o seu novo show que vem rodando…

23 horas atrás