Informe publicitário

Programa Ver a Vida reduz em 80% fila de consultas oftalmológicas em Aracaju

Compartilhe:
Com os consultórios itinerantes  caiu o tempo de espera de atendimento Foto: Marcelle Cristinne/PMA

Desde a implantação do programa ‘Ver a Vida’, em abril deste ano, até o final de julho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já atendeu 28.768 aracajuanos que estavam na fila de espera para consultas, cirurgias e procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Nos quatro meses de atendimento, houve uma redução de mais de 80% da fila de espera e o atendimento de novos pacientes que ainda não estavam cadastrados antes do início do programa.

Por causa da pandemia da covid-19, houve um aumento significativo do número de pessoas que necessitavam de atendimento oftalmológico. Antes da implantação do programa, havia uma demanda reprimida de cerca de 6 mil consultas e de 18 mil procedimentos represados em fila de espera. Com o início dos serviços do ‘Ver a Vida’ nos consultórios itinerantes, esse número caiu para menos de dois mil, e o tempo de espera, que antes era de oito meses a um ano, agora é de, no máximo, 30 dias.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que parte significativa do público que necessitava de atendimento oftalmológico era de pessoas idosas, o que aumentou de forma significativa a fila de espera.

“O ‘Ver a Vida’ foi criado para zerar a fila, tanto de consultas quanto de procedimentos oftalmológicos. Os resultados nesses primeiros quatro meses do programa são muito satisfatórios. Conseguimos diminuir o tempo de espera, atender a população e devolver a qualidade de vida para quem já estava com a visão comprometida”, comemora Waneska.

A diretora de inteligência em saúde da SMS, Ana Régia de Andrade, comenta que o ‘Ver a Vida’ é um marco para a saúde pública em Aracaju. “A oftalmologia é uma área de grande demanda, não só no SUS, mas nas redes particulares também. Conseguir rodar isso e diminuir as filas de espera, é muito importante”, destaca.

 

Atendimento qualificado

Sucesso do programa Foto: Cirurgia

A expectativa inicial da Prefeitura era zerar os casos cirúrgicos em até oito meses. Mas devido ao sucesso do programa, esse prazo pode ser antecipado. Segundo a diretora de inteligência, são agendadas 950 consultas por semana. Por mês, tem sido realizada uma média de 700 procedimentos cirúrgicos de catarata e 600 exames de mapeamento de retina, só para citar alguns dos procedimentos realizados pelo ‘Ver a Vida’.

Ana Regia explica que a gestão recebe cerca de duas mil solicitações de consultas oftalmológicas por mês, no entanto, não havia prestadores suficientes para atender toda a demanda. “Com o ‘Ver a Vida’, conseguimos uma forma de acabar com a fila, marcando as consultas em grande quantidade. Com as duas carretas e um caminhão volante, nós conseguimos ter uma oferta suficiente para abarcar a demanda”, acrescenta a diretora.

Os pacientes das consultas e cirurgias do ‘Ver a Vida’ são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após passar pela consulta inicial, se for identificada a necessidade de atendimento especializado ou de algum procedimento cirúrgico, o paciente é encaminhado para o programa, entrando na fila de espera.

Waneska enfatiza que para manter o sucesso do programa é necessário que a população compareça na data agendada. “Quem, por algum motivo, não puder comparecer, deve avisar com antecedência, para que possamos convocar outra pessoa da fila, garantido a celeridade do atendimento”, orienta a secretária.

O aposentado José Cícero Ferreira e a dona de casa Antônia Santos Neto estão satisfeitos agora por conseguirem enxergar bem Fotos: Marcelle Cristinne/PMA

Mudança de vida

Com o avanço nos atendimentos, são muitas as histórias de aracajuanos que puderam recuperar a qualidade de vida após as cirurgias realizadas pelo programa. O aposentado José Cícero Ferreira precisou operar os dois olhos por causa da catarata e conta que agora está conseguindo enxergar bem.

“Antes estava vendo tudo embaçado, atrapalhava para fazer as coisas. Fiz primeiro a cirurgia do olho direito, depois do olho esquerdo. O atendimento foi joia, recebi tudo o que precisava de graça: os óculos, o colírio”, afirma ele enquanto aguarda para fazer a última revisão com o oftalmologista do programa.

A dona de casa Antônia Santos Neto já operou o primeiro olho de catarata e já está com a próxima cirurgia agendada. “Minha visão estava muito ruim, agora eu tiro os óculos e vejo o mundo todo. Não precisei esperar muito, logo me chamaram para a fazer a primeira cirurgia. Fui bem cuidada”, relata.

Telefone para dúvidas

Para quem precisa tirar alguma dúvida sobre consultas e exames do ‘Ver a Vida’, está disponível o telefone (79) 99653-2323, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Para as dúvidas de marcação, agendamento e encaminhamento, é necessário que o usuário compareça pessoalmente à Unidade Básica de Saúde (UBS).

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

12 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

15 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

2 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás