Escritor Valtênio Paes lança livro na sexta-feira, 13
O professor Valtênio Paes de Oliveira lança, na sexta-feira 13, às 19 horas, na Biblioteca Ephifânio Dórea, o livro “Reflexões no Alvorecer do século XXI”, uma coletânea de mais de 63 textos publicados no portal Só Sergipe entre 2018 e 2021. “Na verdade, estes textos é como eu vi o mundo, o Brasil e nossa terra nestes três anos”, afirmou Valtênio. “O confronto de saberes é o melhor combate da vida. Fraco é quem foge do combate do saber”, provoca.
Os textos envolvem política, educação, religião, família, esportes, direito e o Poder Judiciário. “São ao todo, 143 páginas de textos publicados no Só Sergipe, com exceção da última página em que eu coloco uma série de frases da minha autoria”, destaca Valtênio Paes.
Os leitores de “Reflexões no Alvorecer do século XXI” vão encontrar textos provocativos. “Eu fustigo o Ministério Público no caso da tragédia do Flamengo, o governo federal, os líderes religiosos, as famílias, as pessoas. A intenção é provocar de forma boa, fazendo com que as pessoas tenham outras concepções sobre os assuntos abordados e não veja só um lado. É preciso instigar, para que surjam outros caminhos a seguir”, afirmou Valtênio.
A leitura começou cedo em sua vida e no início dos seus escritos utilizou o codinome de Valpo (na verdade, a primeira sílaba do seu nome e as primeiras letras do sobrenome). “Nos últimos 12 anos sinto um bem-estar em produzir, escrever. Quando concluo um livro, tenho a sensação de deixar um legado para os filhos, para a sociedade. É muito prazeroso. Esse livro aconteceu durante a Covid-19 e, ao mesmo tempo, coordenamos outro livro ‘Maçonaria para todos’ e já estamos elaborando a segunda edição”, adiantou.
Professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valtênio, 68 anos, também, prepara o quinto livro, desta vez, técnico, sobre educação. “Leciono Estrutura e funcionamento de ensino”, nos cursos de licenciatura da UFS.
“Reflexões” é o quarto livro de autoria de Valtênio Paes, atual presidente da Academia Maçônica Sergipana de Artes, Ciências e Letras (AMSCAL). Ele, professor, advogado, especialista em educação, doutor em Ciências Jurídicas, é autor de A LDBEN Comentada – Redes Editora, Derecho Educacional en el Mercosur- Editorial Dunken e Diálogos em 1970- J Andrade.
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…
Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…
A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…