Crianças e adolescentes receberam orientações do Procon e Covisa
No Dia Mundial da Alimentação, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Estadual) levou para o Mercado Municipal Maria Virgínia Franco, antigo Albano Franco, 25 crianças do Colégio José Augusto Ferraz e, com a ajuda de uma nutricionista, os orientou sobre alimentação saudável. A inciativa faz parte do Projeto Procon Junior, cujo objetivo é orientar as crianças para que se tornem adultos conhecedores dos direitos e deveres.
Convidada pelo Procon, a nutricionista Gabriela Bomfim orientou as crianças como escolher bem os alimentos na hora da compra, verificando se eles estão amassados, abertos e expostos a bactérias e fungos. “O objetivo dessa orientação é ensinar essas crianças o que é uma alimentação saudável para evitar que, no futuro, tenham doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial ou até mesmo um câncer”, destacou.
O diretor do Procon, Andrews Mathews, disse que resolveu levar as crianças porque elas são “disseminadoras de conhecimento junto aos familiares e amigos. Nosso interesse foi trazer os órgãos competentes na área de higienização e a nutricionista para orientá-las. As crianças absorvem melhor e transmitem mais fácil as informações.”.
Rapidez – Durante a visita as crianças aprenderam rápido como detectar os rótulos dos alimentos e na fiscalização eles apresentaram vários produtos sendo comercializado sem rotulagem.
O estudante Mateus Monteiro, 12 anos, disse que aprendeu bem a lição e afirmou que, para ter uma alimentação saudável é importante olhar bem o estado das furtas e verduras. Ele garantiu que vai levar esse aprendizado para casa e conversará com os pais sobre a importância da alimentação saudável na vida de todos.
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) em 1945.
De acordo com a FAO, mais de 800 milhões de pessoas vivem numa situação denominada insegurança alimentar. Ou seja, elas não possuem uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir suas necessidades.
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…
Antes marcada para o dia 21 de novembro, data foi alterada devido ao ponto…
A Prefeitura de Aracaju divulgou os itinerários e horários das linhas especiais que estarão…