O gerente de marketing do Ferreira Costa, Ronaldo Moura, apresentou dados sobre a empresa Fotos: Ascom/Ferreira Costa
Por Antônio Carlos Garcia (*)
Com o Nordeste aparecendo como a terceira região do país com maior intenção de compra na Black Friday (57%), atrás apenas do Sul (61%) e do Norte (60%), e com a categoria Casa entre as principais prioridades dos consumidores — registrando 30% de intenção de compra, segundo dados apresentados pelo Google —, a Ferreira Costa promoveu na manhã desta terça-feira, 26, o Press Day – Black Friday, em sua loja de Aracaju. Durante o encontro, a rede mostrou números que reforçam o potencial de consumo na região, destacou que figura como o 3º maior e-commerce em visitas no segmento de Casa e Móveis no Brasil, e afirmou que está realizando “a maior Black Friday da sua história”, com expectativa de forte crescimento nas vendas.
O evento reuniu jornalistas e parceiros estratégicos no auditório da loja, localizada na Avenida Tancredo Neves, para apresentar o planejamento da campanha, os dados de mercado e as ofertas que já vêm impulsionando a procura desde o início das ações promocionais.
“Estamos fazendo a maior Black da história da Ferreira Costa”, afirma o gerente de marketing, Ronaldo Moura, ao explicar que o encontro foi organizado para compartilhar informações de mercado e antecipar novidades da campanha.
“O que a gente vai conversar um pouquinho hoje é sobre o mercado, trazer algumas novidades. A gente está reunindo jornalistas para apresentar dados exclusivos do que está acontecendo na nossa Black. Quais são os produtos que estão sendo bem vendido, como nos estruturamos e organizamos para fazer a maior Black da história da Ferreira Costa”, afirmou.
Segundo Ronaldo, a procura por itens promocionais já cresceu mais de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionada por ofertas agressivas. “Lançamos logo no começo da Black a TV mais barata do Brasil: uma de 32 polegadas Full HD por R$ 789, parcelada em até 10 vezes. Não havia nenhuma outra com esse preço. Temos produtos a partir de R$ 0,99 e lâmpadas com quase 80% de desconto, saindo por R$ 1,49. Isso tem impactado diretamente no aumento das vendas”, disse.
A campanha teve início ainda em 15 de outubro, em Recife, e desde então vem sendo reforçada em todas as praças onde a empresa atua. “A gente fica até o final de novembro com a Black, e ainda estamos analisando a possibilidade de estender. É uma campanha muito robusta, que já começou forte em outubro”, explicou o gerente.
Os painéis apresentados durante o evento mostraram o avanço digital da marca. No segmento de Casa e Móveis, a Ferreira Costa ocupa a 3ª posição entre os e-commerces mais acessados do país, de acordo com dados da Conversion (Report Out 2025, referentes a setembro).
O app e o site têm registrado aumento expressivo nas buscas, apoiados por tecnologias de inteligência artificial aplicadas à recomendação de produtos.
Para Ronaldo Moura, loja física e e-commerce não competem — se complementam. “Os dois têm suas relevâncias. Os homens, por exemplo, compram nos dois. Depende da conveniência, da oportunidade ou do desconto. Temos ofertas exclusivas do online e ofertas exclusivas da loja física”, explicou.
Ele destacou que a experiência presencial ainda pesa no processo de decisão. “É muito agradável vir à loja, passear, conversar olho no olho com o vendedor, pegar o produto. Isso não substitui. E com as ofertas que temos, você passa pelos corredores promocionais e não tem como não levar nada”, brincou.
Segundo o levantamento exibido no evento, as principais intenções de compra para a Black Friday são:
Eletrônicos – 71%
Vestuário – 59%
Beleza – 45%
Casa – 30%
Alimentação – 32%
Lazer – 20%
Serviços – 17%
Viagem – 14%
Pets – 10%
Educação – 9%
Saúde – 8%
A Ferreira Costa aparece destacada nos painéis como marca relevante nos segmentos de Casa e Eletrônicos, ambas categorias de forte intenção de compra.
Para atender à demanda crescente, a filial de Aracaju ampliou equipe e estrutura:
Dados da CDL Aracaju indicam que o varejo local deve fechar 2025 com crescimento de 6,2%, impulsionado principalmente pela Black Friday e pelo Natal. A Ferreira Costa, com 141 anos de história, é considerada o maior Home Center do Nordeste, reforça seu papel de âncora econômica no estado.
A rede possui atualmente nove lojas, distribuídas em:
Embora tenha um plano de expansão em curso, Sergipe não tem nova unidade prevista no momento. “É uma loja que já está há 10 anos aqui. Estamos ampliando o mix, aumentando contratações e reforçando o e-commerce no estado. Sergipe é estratégico para nós”, afirmou Ronaldo.
O gerente também comentou a evolução do comportamento do consumidor: “Quando você fala de uma lâmpada LED a R$ 1,49, isso não se encontra em qualquer lugar. É aquele produto que você compra até para ter em estoque. Dá uma economia real. E é por isso que as pessoas estão aproveitando tanto”, completou.
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