Política

Presidente do TJSE assume o governo de Sergipe

Compartilhe:

O governador Fábio Mitidieri transmitiu, nesta sexta-feira (2), o cargo de chefe do Executivo estadual à presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Iolanda Santos Guimarães. A solenidade, realizada no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, marcou o início da gestão interina da magistrada, que permanecerá no cargo até o próximo dia 10 de maio, enquanto o governador e o vice-governador, Zezinho Sobral, cumprem agenda oficial no Texas, Estados Unidos.

Mitidieri participa, em Houston, da Offshore Technology Conference (OTC 2025), o maior evento mundial do setor de petróleo e gás. A missão institucional visa atrair investimentos para Sergipe, especialmente nas áreas de energia e tecnologia. A comitiva sergipana visitará ainda o complexo da Optimus Technology Group, com expectativa de que a empresa implante no estado um data center e um centro de pesquisa. A retomada do cargo por Mitidieri está prevista para o dia 10 de maio.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância da missão internacional e da presença feminina na liderança do Estado. “Desde o início do nosso governo, temos valorizado a presença das mulheres. Hoje, mais de 40% do nosso secretariado é feminino. Agora, temos uma mulher assumindo o governo do Estado. É uma conquista simbólica e prática”, afirmou.

Com a posse interina de Iolanda Guimarães, Sergipe passa a ser governado simultaneamente por duas mulheres: ela, no comando do Executivo estadual, e a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que também participou do evento. “É um momento histórico. É isso que queremos: mulheres ocupando espaços de poder. Mesmo por alguns dias, essa posse tem um significado forte e representativo”, disse a prefeita.

Esta é a segunda vez, na atual gestão, que um presidente do TJSE assume interinamente o Governo de Sergipe. Em 2023, o então presidente do tribunal, desembargador Ricardo Múcio, ocupou o cargo durante viagem do governador a Washington (EUA), onde participou do Lide Brazil Development Forum.

O governador já enfrentou críticas anteriormente por viagens ao exterior. Em dezembro de 2024, ele foi alvo de polêmica ao ser visto na final da Copa Libertadores, em Buenos Aires, poucos dias após comunicar afastamento do cargo por motivos de saúde. Na ocasião, Mitidieri afirmou que a viagem foi custeada com recursos próprios e que estava oficialmente licenciado, conforme determina a legislação .

A governadora em exercício ressaltou seu compromisso com a continuidade administrativa. “Darei seguimento à agenda e aos projetos em andamento. Caso surja alguma emergência, estou preparada para tomar as medidas necessárias”, afirmou Iolanda.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Previsão do tempo indica chuvas moderadas a intensas para o fim de semana em Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado…

3 horas atrás

Papa Francisco — passado e futuro numa igreja peregrina e perseverante

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Bispo de Roma está morto. Logo, outro…

8 horas atrás

Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

  Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

9 horas atrás

Vinícola sergipana quer produzir 10 mil litros este ano

  Por Antônio Carlos Garcia (*)   poucos quilômetros de Aracaju, no povoado Cajueiro, em…

15 horas atrás

A lenda da camisa vermelha

  Por Luciano Correia (*)   final, a história de que a seleção brasileira de…

1 dia atrás

Família Miolo: Tradição do vinho no Brasil começa em 1897 no Vale dos Vinhedos

  Por Silvio Farias (*)   história da família Miolo no Brasil começa no ano…

1 dia atrás