Cidades

Presidente da FNP, prefeito Edvaldo lidera evento voltado para as principais discussões do país

Compartilhe:

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, comandará, nos próximos dias 28 e 29 de novembro, um evento que ampliará as discussões sobre as temáticas que estão em evidência no país. O gestor da capital coordenará a 85ª Reunião Geral da FNP, que terá como sede a capital federal e reunirá mais de 400 participantes, a exemplo do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, gestores e gestoras das médias e grandes cidades, ministros de Estado, deputados, senadores, além de secretários municipais. Os impactos da reforma tributária nas finanças municipais, as mudanças climáticas, a mobilidade urbana, o financiamento da saúde e o fortalecimento do diálogo federativo estão entre os assuntos que nortearão os debates nos dois dias de encontro.

Edvaldo Nogueira: “evento de extrema importância”

“A Reunião Geral da FNP é um evento de extrema importância, sobretudo para o municipalismo brasileiro, que é colocado em evidência durante o encontro. É uma oportunidade para tratar assuntos relevantes para o progresso das cidades e, consequentemente, do país, de forma amplificada, voltando os olhares para os problemas e abrindo caminhos para as soluções. As cidades têm desempenhado um importante papel, impulsionando o Brasil nos últimos anos e, a cada dia, tenho mais convicção de que elas serão fundamentais para a construção do futuro que tanto sonhamos. Neste sentido, estaremos, mais uma vez, prefeitos, prefeitas, ministros, parlamentares e secretários, juntos, durante dois dias, empenhados na busca de soluções conjuntas para o desenvolvimento dos municípios e do Brasil”,  destaca Edvaldo.

A 85ª Reunião Geral terá início no dia 28 com a abertura oficial. Farão parte da mesa, ao lado de Edvaldo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o governador do Distrito Federal e coordenador do Fórum de Governadores, Ibaneis Rocha, e os prefeitos  Ricardo Nunes (São Paulo/SP),  Eduardo Paes (Rio de Janeiro/RJ), Cinthia Ribeiro (Palmas/TO), e Edinho Silva (Araraquara/SP).

Os primeiros debates se concentrarão no financiamento dos municípios mais populosos, reforma tributária, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, destacando oportunidades no PAC, Parcerias Público-Privadas, além de mobilidade urbana. Ainda no primeiro bloco, também haverá o lançamento do anuário MultiCidades 2024, uma publicação da FNP que aborda as análises sobre o desempenho das finanças municipais e que chega a sua 19ª edição. O anuário conta com o apoio de grandes marcas, dentre as quais estão a Dahua Technology, Febraban, BRB, BYD e o banco Itaú.

Também estarão no foco das discussões do primeiro dia o financiamento da Saúde, a implementação do piso da Enfermagem, e a retomada das atividades do Consórcio Conectar, sob a presidência do prefeito de Araraquara/SP, Edinho Silva. A mesa contará com a participação da ministra da Saúde, Nísia Andrade. Ainda no primeiro dia, gestores e gestoras tratarão sobre as mudanças climáticas, no que se refere às perspectivas e impactos socioeconômicos deste desafio global. ]

Na oportunidade, será debatido e aprovado o documento dos municípios para a COP 28 – evento que será realizado de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano em Dubai. Irão compor a mesa para esta rodada de debates, ao lado dos prefeitos, o embaixador e chefe da assessoria internacional do Ministério das Cidades, Antônio da Costa e Silva, o diretor do departamento de Apoio ao Conselho Nacional de Mudança do Clima e do Comitê Interministerial sobre Mudança de Clima do Ministério do Meio Ambiente, André Luiz Campos de Andrade, e o deputado federal Aliel Machado, relator do Projeto de Lei 412/2022 que trata do mercado de carbono.

Para finalizar o primeiro dia de debates, os participantes discutirão sobre o financiamento das cidades mais populosas, o encerramento dos mandatos e os impactos da reforma tributária para os municípios. A mesa contará com a presença do secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano.

Já o segundo dia de evento terá início com um amplo debate sobre o desenvolvimento sustentável municipal e as estratégias para o desenvolvimento das cidades, a partir do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPIs), destacando novas diretrizes para financiamento de projetos em saúde, educação, infraestrutura social, urbana, mobilidade, portos, aeroportos e hidrovias. Participarão da mesa, ao lados prefeitos e prefeitas, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho e o secretário Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Maurício Muniz.

Outros temas que serão abordados neste dia são o Prêmio Inovação em Mobilidade Urbana, iniciativa do projeto AcessoCidades, com o apoio da União Europeia, que visa reconhecer e dar visibilidade às ideias inovadoras que contribuam para um desenvolvimento urbano mais equitativo e sustentável; o lançamento da 4ª Edição do Reflexões sobre o Futuro das Cidades – Segurança Pública e Prevenção às Violências, encontro que abordará as questões da segurança pública; e o financiamento do transporte público e a proposta do Sistema Único de Mobilidade. As parcerias da FNP para a sustentabilidade das cidades também serão debatidas no segundo dia da Reunião Geral.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

12 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás