Categorias: Cidades

Prefeitura realiza primeira reunião de acompanhamento dos estudos para implantação de Droneports na capital

Compartilhe:

 

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Articulação, Parcerias e Investimentos (Sempi), realizou, nesta terça-feira, 19, a primeira reunião de acompanhamento dos estudos com a empresa autorizada no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) nº 01/2025, a Droneportos do Brasil. Os estudos foram autorizados pela Sempi no dia 19 de dezembro, e o encontro marcou o início da fase do projeto, que trata da implantação de droneports no município.

A reunião foi feita de forma remota e teve caráter técnico e contou com a participação da Comissão Especial de Avaliação do PMI, composta por representantes da Sempi, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Pela empresa Droneportos do Brasil, estiveram presentes Paulo Galiza, Gilbert Gomes, Leo Szterenzys e Victor Antunes.

O acompanhamento dos estudos é uma etapa fundamental do processo, garantindo que as propostas apresentadas estejam alinhadas às diretrizes técnicas, urbanísticas e legais do município. Neste contexto, a Comissão Especial de Avaliação do PMI exerce papel fiscalizador e de acompanhamento permanente, analisando o desenvolvimento dos estudos ao longo de todas as fases do projeto.

Durante o encontro, a empresa apresentou uma prévia da análise de demanda destacando a importância estratégica de que os droneports sejam implantados próximos a orla, em razão da rota de vôo dos Drones e das balizas regulatórias vigentes. O estudo também indicou o potencial de uso dos drones não apenas para o transporte de cargas leves dentro do município, mas garante infraestrutura para diversas outras possibilidades operacionais.

Diretor do DPAR, Marconi Cavalcanti Foto: Ascom/PMA

De acordo com o diretor do Departamento de Parcerias Estratégicas, Gestão de Ativos e Atração de Investimentos (DPAR), Marconi Cavalcanti, a reunião foi direcionada à avaliação técnica dos locais sugeridos. “A empresa apresentou uma prévia de estudo de demanda para o tráfego de drones e indicou, inicialmente, sete espaços públicos como possibilidades de implantação. É muito importante o acompanhamento dos estudos com essa Comissão interdisciplinar, garantindo que as secretarias setoriais responsáveis pela política pública de cada área participem ativamente das definições do Projeto”, explicou.

Ainda segundo Marconi, a Prefeitura está analisando se os locais sugeridos são viáveis dentro do contexto urbano. “Há pontos apresentados em áreas de orla, calçadões e outras áreas públicas que poderão receber o droneport. Em alguns deles será necessário prever uma área maior para criação de espaços de apoio à operação logística.”, destacou.

Nas próximas reuniões, um dos principais temas a ser discutido é a definição das características arquitetônicas referenciais dos pontos. O projeto deverá prever soluções que assegurem a harmonia arquitetônica com o entorno urbano, além de área de apoio para retirada e entrega de cargas e de conforto na interface do droneport com os motoboys.

Diretor de Projetos da Droneportos do Brasil, Vitor Antunes Foto: Divulgação

O edital estabelece que esses equipamentos sejam arquitetonicamente integrados aos locais onde serão implantados e contem com pontos de apoio sempre que necessário à operação.

A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal de fortalecer parcerias, fomentar a inovação e modernizar a logística urbana, posicionando Aracaju como referência no uso de tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da cidade.

Para o diretor de Projetos da Droneportos do Brasil, Vitor Antunes, a capital sergipana já se destaca no cenário de aerovias desde 2021. “Aracaju foi a primeira rota permanente de drone delivery do iFood. Temos certeza de que, a partir do projeto e da implantação de novas rotas e estações, o legado ambiental e logístico desse novo modal será cada vez maior”.

PMI dos Droneports

O PMI nº 01/2025 dos Droneports foi lançado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Sempi, com o objetivo de atrair parceiros privados para a realização de estudos técnicos voltados à concessão de uso de espaços públicos destinados à implantação, manutenção e exploração de pontos de pouso e decolagem de drones (droneports). A iniciativa busca inovar na logística urbana e fortalecer o conceito de cidades inteligentes na capital.

Encerrado o período de inscrições do edital, o DPAR realizou a avaliação técnica detalhada das propostas apresentadas, em conformidade com os critérios estabelecidos no chamamento público, selecionando a empresa vencedora (Droneportos do Brasil) para a realização dos estudos.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Mais de mil empresas tiveram Inscrição Estadual considerada inapta pela Sefaz em 2025

  Cerca de 1.050 contribuintes sergipanos tiveram a Inscrição Estadual (IE) declarada inapta pela Secretaria…

3 horas atrás

Do STF ao Nobel de paz: mais que o inusitado

  Por  Valtênio Paes de Oliveira (*)   eitero! Este século XXI trouxe posturas inconsequentes,…

8 horas atrás

Verão em Sergipe atrai turistas e impulsiona economia no estado

Belezas naturais, hospitalidade e segurança estão entre os principais atrativos de Sergipe, que segue com…

1 dia atrás

​O altar do cotidiano — uma genealogia do café

  Por Heuller Roosewelt (*)   uero cafééééé!   ​Começo por esse grito que atravessou…

3 dias atrás

Adeus a Manoel Carlos

  Por  Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   ábado, 10/01, chego em casa, ligo…

3 dias atrás

Senac Sergipe abre inscrições para 33 cursos gratuitos em três unidades do estado

  O Senac Sergipe abre inscrições para 33 cursos gratuitos do Programa Senac de Gratuidade…

3 dias atrás