Categorias: Cidades

Prefeitura finaliza preparativos para inaugurar maternidade municipal

Compartilhe:

A Maternidade Municipal Maria de Lourdes Santana Nogueira, situada no bairro 17 de Março, já está em fase de finalização e a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ofertará a toda população aracajuana um equipamento materno-infantil completo para gestantes e pessoas com útero da primeira consulta até o parto. Na próxima segunda-feira, 3, o prefeito Edvaldo Nogueira fará uma visita com a imprensa e anunciará a data de inauguração.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que a maternidade terá uma capacidade de realizar 500 partos por mês e, sobretudo, realizará a proposta de promover um atendimento humanizado. “É um equipamento de saúde materno-infantil completo com capacidade para cerca de 500 partos por mês. Depois de inaugurada teremos a oportunidade de ampliar os serviços de saúde e promover partos humanizados com foco em um atendimento cada vez melhor para gestantes, pessoas com útero, puérperas e recém-nascidos. Um projeto desenvolvido por mulheres para mulheres”, destacou.

Centro cirúrgico

De acordo com a gerente administrativo-financeira da Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, Adriana Menezes, profissionais das equipes administrativas, assistenciais e de serviços já estão trabalhando e finalizando o período de treinamento.

“Os profissionais administrativos estão contratados desde o dia 21 de março e estão finalizando o treinamento;  na parte assistencial, entre enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, já temos 186  pessoas que iniciaram no dia 27 de março, foram treinados e já estão dentro de seus plantões. Em relação à equipe médica, as escalas estão todas prontas de obstetras, de neo, de anestesista, todas especialidades necessárias para manter a maternidade funcionando. Com isso, a gente finaliza todas as contratações de RH. Sobre os serviços, também foram contratados: portaria, refeição, manutenção, a parte de banco de sangue, higienização e limpeza, ou seja, todos os serviços essenciais que compõem a unidade hospitalar”.

O investimento da unidade materno-infantil é de R$ 18.079.620,99. O espaço possui quatro pavimentos  e conta com dez leitos de UTIs neonatal; dez leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); oito alojamentos pré parto, parto e pós-parto (PPP); três leitos com banheiras para parto humanizado; 50 alojamentos conjuntos para mãe e criança; duas salas cirúrgicas; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação. A maternidade terá, também, área de vivência para as mães, banco de leite humano, salas de repouso para profissionais da saúde e farmácia.

A referência técnica da área da mulher, Léa Matos, destaca que a unidade materno-infantil irá desafogar o fluxo de atendimento em outras maternidades localizadas na capital.

“A Maternidade Lourdes Nogueira é a primeira maternidade pública municipal de Aracaju e vai ajudar a desafogar o atendimento nas maternidades Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes, oferecendo uma melhor assistência às usuárias residentes em Aracaju, já que o sistema está sobrecarregado. Na maternidade, serão ofertados atendimentos de urgência e emergência obstétrica neonatal, haverá uma oferta de consultas com profissionais especialistas, exames de patologia clínica, exames radiológicos, ultrassom obstétrica e com doppler, e também uma série de serviços para gestantes e puérperas proporcionando um atendimento humanizado e de qualidade. Isso ajudará com certeza a reduzir os índices de mortalidade materno-infantil”, ressaltou.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

44 minutos atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

50 minutos atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

2 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

2 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

20 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

20 horas atrás