Categorias: Cidades

Prefeitura de Aracaju adere à Nota Fiscal de Serviço eletrônica de padrão nacional

Compartilhe:

A Prefeitura de Aracaju aderiu ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e). A nova ferramenta padroniza e melhora a qualidade das informações tributárias, racionalizando os custos governamentais e gerando maior eficiência na atividade fiscal. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira nesta quinta-feira, 25.

Segundo Edvaldo Nogueira a unificação da nota melhora o ambiente de negócios na cidade

“A unificação da Nota Fiscal Eletrônica para prestadores de serviços é mais um passo importante que damos no sentido de melhorar o ambiente de negócios em nossa cidade. Vai gerar maior eficiência no controle e arrecadação do Imposto Sobre Serviços, o ISS, reduzindo custos com sistemas próprios de cada prefeitura e vai impedir sonegação fiscal”, afirmou o gestor municipal.

Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo comemora a unificação da NFS-e, uma iniciativa conjunta da Receita Federal, municípios, da própria FNP e da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), entre outros órgãos. “É um grande avanço e abre caminho para uma reforma tributária justa, uma vez que vai permitir um controle e transparência dos impostos municipais, de forma unificada”, destacou.

Com a adoção do padrão nacional da Nota Fiscal haverá o consequente compartilhamento dos documentos fiscais, e integração do Sistema Nacional da NFS-e, sem prejuízo da legislação nacional referente aos sigilos comercial e fiscal. Para o contribuinte, a padronização também trará uma série de benefícios, inclusive a possibilidade de fazer cruzamentos fiscais entre as cidades que aderirem ao novo modelo.

A NFS-e é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pelo Fisco, prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. A plataforma, que emite a nota, oferece uma cesta de produtos tecnológicos de administração tributária, beneficiando municípios e empresas, como os emissores públicos via web e mobile, e a Guia Única de Recolhimento, documento de arrecadação dos tributos.

A plataforma atende tanto os municípios com milhões de habitantes, com infraestrutura tecnológica completa, como é o caso das grandes capitais, quanto aqueles com 60 mil habitantes ou menos. Com isso, permite a inclusão tecnológica da administração tributária dos pequenos municípios, que terão mais facilidade em recolher o ISS, mesmo que sua administração tributária não esteja tão estruturada.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Sergipe terá fábrica de equipamentos para tratamento de água e esgoto

Sergipe está se tornando um estado cada vez mais procurado por indústrias das regiões Sul…

2 minutos atrás

População aprova investimento para duplicação da ponte Godofredo Diniz

Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito e aprimorar a mobilidade urbana na…

2 horas atrás

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador

  Em virtude do feriado nacional desta quarta-feira, 1º de maio, em comemoração ao Dia…

2 dias atrás

Programação artística do Bazayó destaca pluralidade cultural dos povos de terreiro

Pluralidade é o conceito que norteará a programação cultural e artística da 3ª edição Bazayó,…

2 dias atrás

Festival de Cinema de Itabaiana começa nesta terça-feira, 30

  Está tudo pronto para o aguardado Festival Internacional de Cinema de Itabaiana. A 3ª…

3 dias atrás

Pés Sem Dor inaugura, amanhã, em Aracaju, sua 81ª loja

  Em 2009, a Pés Sem Dor foi fundada por Thomas A. Case, empresário norte-americano…

3 dias atrás