Negócios

Prefeitura capacita comerciantes e ambulantes para os festejos juninos

Compartilhe:

Com o objetivo de potencializar e gerar economia na capital durante as festas juninas, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está realizando a oficina Boas Práticas e Manipulação de Alimentos (8h), uma capacitação ofertada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Escola do Legislativo (Elese).

A capacitação, que conta com três turmas, uma das quais já finalizada, é destinada aos comerciantes e ambulantes que desejam trabalhar no período de festas do mês de junho, potencializando negócios e a economia não somente de Aracaju, mas de outros municípios.

Além disso, a partir dessa oficina, os participantes recebem a certificação, assegurando que estão aptos a comercializar seus produtos em acordo com as normas de higienização e acondicionamento de alimentos.

Paula Duarte, instrutora e doutora em Biotecnologia de Alimentos

A primeira turma foi ministrada pela instrutora e doutora em Biotecnologia de Alimentos, Paula Duarte e também pela nutricionista Ulhiana Menezes, ambas do Departamento de Nutrição da UFS. As professoras abordaram tópicos importantes sobre como conservar, manipular e armazenar os alimentos. Com 80 vagas ofertadas, a turma inicial certificou 76 comerciantes.

Devido à pandemia da Covid-19, os ambulantes foram um dos profissionais que perderam seu meio de gerar renda, principalmente aqueles que atuavam nas festas. Agora, com a retomada dos eventos, a exemplo dos festejos juninos, eles podem voltar a trabalhar, tendo suporte da Prefeitura na capacitação e preparação para comercialização adequada dos alimentos.

Paula DuarteDe acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, a oficina oportuniza para esses profissionais a geração de renda familiar. “Estamos sempre atentos às necessidades dos cidadãos, principalmente às do trabalhador. A oficina já era ofertada antes da pandemia, mas com o retorno dos eventos, percebemos essa demanda e durante este mês estaremos capacitando os ambulantes para as festas juninas”, explica a presidente.

A aluna e ambulante, Maria do Carmo Santos, participou da oficina e adquiriu bastante conhecimento

O comerciante José Santos, de 57 anos, participou da primeira turma da oficina e há mais 40 anos atua vendendo comida em festas. “Já vendi em todos os tipos de festas. Desde que a Fundat passou a ofertar essa oficina, eu participo e aprendo mais um pouco. Como trabalho com pizza, então o cuidado deve ser redobrado. Antes de fazer essa oficina, eu perdia bastante alimentos, agora eu consigo fazer o congelamento certo e sem perder nenhum ingrediente”, afirma José.

Para a aluna e também comerciante Maria do Carmo Santos, a capacitação é necessária, pois é uma especialização para os ambulantes. “Fazer a oficina me ajuda a ganhar mais. É um incentivo para melhorar o meu negócio. Aprendi como conservar o alimento para que tenha uma durabilidade maior”, conta Maria.

Próximas turmas

Com a retomada dos eventos, a demanda por esta oficina foi ampliada. Por isso, a Fundat ofertará para os comerciantes inscritos no cadastro reserva mais duas turmas: nos dias 19 e 25 de maio, das 8h às 17h, no auditório da Escola Elese.

Essa capacitação tem validade de dois anos. Após isso, é necessário participar novamente da oficina para obter a certificação atualizada e, assim, trabalhar de maneira regularizada.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Morre o jornalista Osmário Santos; o sepultamento será hoje, às 16 horas, no Colina da Saudade

Logo mais às 16 horas, será sepultado o corpo do jornalista Osmário Santos, que morreu…

10 horas atrás

“Somos gigantes na matriz energética”, destaca Fábio na Comissão da União Europeia

No terceiro dia de agenda da II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, a comitiva do…

10 horas atrás

Prefeito Edvaldo anuncia reajuste de 4% para os servidores públicos

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou nesta terça-feira, 14, um pacote de projetos e decretos que…

2 dias atrás

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em maio e junho

Cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho podem…

2 dias atrás

Em Brasília, Edvaldo busca soluções para problemas financeiros dos municípios

Durante viagem a Brasília nesta segunda-feira, 13, o presidente da Frente Nacional de Prefeitas e…

3 dias atrás

Prefeitura realiza reunião estratégica para avançar nos estudos da ponte Aracaju/Barra

Representantes da Prefeitura de Barra dos Coqueiros e do Governo de Sergipe se reuniram nesta…

3 dias atrás