Negócios

Pequenos negócios ampliam presença digital para conquistar clientes 

Compartilhe:

Com o mercado cada dia mais competitivo e acelerado pelas transformações digitais, o uso das redes sociais como ferramentas de relacionamento, divulgação e vendas de produtos e serviços pela internet tornou-se realidade para os pequenos negócios de todos os segmentos. De acordo com levantamento inédito realizado pelo Sebrae, 55% das empresas sergipanas possuem redes sociais ou websites com essa finalidade. Entre as microempresas (ME), esse percentual já alcança 66%.

Na hora de oferecer serviços e produtos, os meios digitais também são utilizados por 60% dos empreendedores que contam com catálogos para divulgação on-line. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 52% das empresas ouvidas.

Quando o assunto é vender pela internet, o WhatsApp foi apontado como a principal ferramenta de vendas digitais para 70% das empresas ouvidas. Em segundo lugar, com 33% estão as redes sociais, seguidas pelo site próprio, com 8%.

Presença no Instagram 

De acordo com o levantamento, a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (91%), o que demonstra o crescimento considerável dessa rede social na promoção das empresas. Em 2018, na primeira edição da pesquisa, esse percentual era de 25%. O Facebook, por sua vez, ainda se encontra entre as plataformas mais utilizadas com 60%, com um crescimento de 20% nos últimos quatro anos.

Por outro lado, as homepages e websites perderam a importância desde a última edição do levantamento, em 2018, e estão presentes em 34 % das empresas pesquisadas. Com menor porcentagem entre as redes, o Twitter só atingiu 9% dos donos de pequenos negócios.

Apesar de ser uma das plataformas de vídeo preferida pelos brasileiros, o YouTube ainda é pouco difundido pelas micro e pequenas empresas. Apenas 13% deles possuem canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados.

A pesquisa destaca ainda que os empresários oferecem recursos de relacionamento e atendimento ao cliente digital em suas redes sociais ou websites. Entre as empresas ouvidas, 57% oferecem canal de contato do tipo Fale Conosco e 44% possuem espaço para queixas ou sugestões.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

10 horas atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

1 dia atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

2 dias atrás

Senac e Secom de Sergipe dialogam sobre convênio para estágios de alunos de Rádio e TV

O diretor Regional do Senac Sergipe, Marcos Sales, recebeu a visita do secretário de Estado…

2 dias atrás

Prefeito reduz ISS para empresas de tecnologia e regulamenta Política de Ciência e Inovação

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta quinta-feira, 9, o decreto nº 7.628/24 que reduz a…

3 dias atrás

Governo de Sergipe leva artesãos sergipanos para 17º Salão de Brasília

  Uma seleção da criatividade, beleza e diversidade da arte feita à mão em Sergipe…

3 dias atrás