Cultura

Orquestra Sinfônica de Sergipe inicia série de concertos de aniversário com Festival Tchaikovsky

Compartilhe:

 

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob gestão da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), deu início às comemorações pelos seus 40 anos de fundação com um concerto especial realizado na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. A apresentação marcou a abertura da série de concertos comemorativos com a realização do Festival Tchaikovsky, que, pela primeira vez, contou com a participação especial do Ballet Partners.

Sob a regência do maestro Guilherme Mannis, o espetáculo reuniu os mestres de balé Joilma Valeriano e Phernão Ollavo, além das solistas Ana Carolina Ribeiro, Ellen Cavalcante e Ana Beatriz Santana. O repertório foi inteiramente dedicado às obras do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, com destaque para a Sinfonia nº 4 em Fá maior, op. 36, e trechos dos balés clássicos “A Bela Adormecida”, “Dom Quixote” e “O Cavalinho Corcunda”.

Dança e música

O maestro Guilherme Mannis destacou a relevância histórica do concerto para a trajetória da Orsse. “Foi uma emoção grande podermos juntar duas manifestações artísticas tão pujantes como a dança e a música clássica. São artes que buscam a excelência, que emocionam pela dedicação, profundidade e estudo. O público que lotou o teatro saiu enlevado com tão bonita performance dos músicos e dançarinas”, afirmou o maestro.

A mestre de balé Joilma Valeriano, do Ballet Partners, celebrou a parceria entre os grupos. “Com imensa alegria, estamos aqui para agradecer a toda a orquestra. Que concerto maravilhoso, lindo. Como dissemos entre nós, parece que essa união entre música e dança sempre existiu. Foi emocionante ver nosso corpo de baile brilhando ao lado da Orsse. Só temos a agradecer ao maestro, à equipe e a Deus por essa noite memorável”, declarou.

O mestre de balé Phernão Ollavo também comentou sobre a forte recepção do público. “Acredito que foi realmente uma noite memorável. As pessoas saíram daqui tocadas, mais leves e com mais esperança, porque é isso que a arte proporciona: ela eleva, transforma e conecta”, destacou.

Recepção calorosa

Bailarinos e músicos recebem os aplausos do público Foto: Thiago Santos

A recepção calorosa do público foi um dos pontos altos da noite, com aplausos intensificados pela presença marcante das bailarinas em cena. Entre os espectadores, Jouselaine dos Santos, que há algum tempo não assistia a concertos da Orsse, se disse encantada. “Além da excelência que a gente já esperava, eles surpreenderam. Fazia tempo que eu não via a orquestra assim. O que mais me chamou atenção foi a forma como conseguiram unir o belo à fantasia. Isso aqui vale a pena: o clássico com o lúdico, com o balé, com toda a construção visual, o figurino, as bailarinas, enfim, amei tudo”, relatou.

A professora Sandra Costa, frequentadora assídua das apresentações da Orsse, também elogiou a união entre a música e a dança. “Foi uma apresentação única. Nunca tinha visto a Orsse se apresentando com o balé, e amei. Aproveito para parabenizar pelos 40 anos da orquestra, que traz momentos de arte, cultura e música clássica para nós, sergipanos. Isso é muito importante”, ressaltou.

As comemorações pelos 40 anos da Orquestra Sinfônica de Sergipe continuam nos dias 28 e 29 de maio, com dois concertos que vão unir o repertório clássico da Orsse à música popular sergipana. Artistas da terra, representando diferentes gerações e estilos musicais, participarão de forma inédita dessas apresentações especiais, promovendo uma verdadeira celebração da diversidade cultural do estado de Sergipe.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Fundat abre inscrições para cursos e oficinas de qualificação

  A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) abriu nesta sexta-feira, 16, as…

19 horas atrás

Setor de transporte mobiliza colaboradores e sociedade contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

  Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de…

20 horas atrás

Baixa produtividade: de quem é a culpa?

  Por Juliano César Souto (*) O mito da culpa do trabalhador Nas análises econômicas,…

22 horas atrás

Desemprego se mantém estável em Sergipe, mas rendimento médio cresce 13,2%

A taxa de desocupação em Sergipe se manteve estável no primeiro trimestre de 2025 em…

1 dia atrás

Água pouca, meu chá primeiro

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   niciei este ano, lendo de um só…

1 dia atrás

Bordeaux em sua essência: vinhos com herança e elegância

  Por Silvio Farias (*)   m pequeno produtor familiar tradicional de bordeaux. Sua história…

2 dias atrás