Literatura

Memorialista lança livro em homenagem a Aracaju

Compartilhe:

O memorialista, economista e fotógrafo Expedito Souza homenageia Aracaju nos seus 164 anos lançando o livro “Memórias de Aracaju Bodegas”, no próximo dia 31 de maio, sexta-feira, às 19h30, no Hotel Sesc Atalaia. Este livro é o terceiro  de um compilado de obras que enfocam a capital sergipana.

Expedito Souza: homenagem a Aracaju

Na publicação, o autor produz textos, verbetes e entrevistas entremeadas com fotografias das bodegas de Aracaju, em um recorte temporal de 1977 a 2019. Expedito analisa hábitos e costumes, vivências, de uma enorme gama de frequentadores das bodegas, as dificuldades e depoimentos dos bodegueiros, que tiveram suas vidas voltadas para o trabalho e foram decisivos para o abastecimento de diversas famílias.

No decorrer da obra, o autor não esconde o sentimento saudosista que tem daqueles estabelecimentos  que vão cedendo espaço a prédios comerciais,  residenciais e outros, tornando-se cada vez mais escassos com a chegada das grandes redes varejistas, e que serviram como cenário para acontecimentos que marcaram a sociedade aracajuana, alguns deles narrados no livro.

“Com o aparecimento dos supermercados, que trouxeram facilidade nas compras e novidades, as bodegas começaram a desaparecer aos poucos ou foram empurradas para a periferia. As rápidas transformações que aconteceram em Aracaju afetaram sensivelmente as bodegas e despertaram em mim a necessidade de registrar essas mudanças. Aproveitei o ensejo para escrever acerca dos biriteiros, bodegueiras, bodegueiros, fornecedores, fregueses e sobre uma enorme gama de figuras carismáticas do universo das bodegas”, explicou o autor.

Segundo o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, Expedito contribui para o resgate da história de Sergipe. “Ao colecionar os relatos de vivência dos participantes desse processo histórico do comércio varejista da cidade, o escritor contribui para a formação cultural de Sergipe, oferecendo um amplo campo de pesquisa para os interessados”, afirmou.

O livro Memórias de Aracaju Bodegas é patrocinado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que tem em seu presidente, Laércio Oliveira. “Por meio de seus negócios, movimenta-se o mercado, o comércio atacadista e distribuidor, promovendo a geração de emprego. A bodega inspira outros empreendedores a abrirem negócios, criando sólida aceleração no ciclo produtivo”, declarou Laércio.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

24 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

1 dia atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

2 dias atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

2 dias atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

2 dias atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

2 dias atrás