Aeronave do voo inaugural da rota Congonhas-Aracaju da Latam (Divulgação Latam)
A Latam inaugurou no último sábado (28/6) sua nova rota sazonal entre São Paulo/Congonhas e Aracaju, com 87% de ocupação no voo inaugural. A operação, voltada para a alta temporada de julho, será realizada até 10 de agosto com dois voos semanais: aos sábados, com decolagem de Congonhas às 9h, e aos domingos, às 7h. Operada com aeronaves da família Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros, a nova rota reforça a conectividade entre o Sudeste e o Nordeste, facilitando o acesso de turistas ao estado de Sergipe durante o período de férias escolares.
Segundo Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, a nova rota é parte de uma estratégia para fortalecer a conectividade regional e incentivar o turismo doméstico. “Aracaju é um destino conhecido por suas incríveis praias e por sua arquitetura histórica, e estamos satisfeitos em concentrar nossos esforços para levar mais turistas a conhecerem esses atrativos”, afirma.
A chegada da nova rota também é resultado do diálogo contínuo entre o Governo de Sergipe e as companhias aéreas, especialmente por meio da Secretaria de Estado do Turismo. Para o secretário Marcos Franco, os voos diretos entre Congonhas e Aracaju representam um passo importante para o fortalecimento da malha aérea do estado. “Foi graças aos constantes diálogos com empresas como a Latam que conseguimos viabilizar voos extras na alta temporada, coincidindo com o período de férias escolares e com eventos como a Vila do Forró, na Orla da Atalaia. Essas operações adicionais vão contribuir para o aumento da ocupação hoteleira e o aquecimento de setores como comércio, bares e restaurantes, gerando emprego e renda em Sergipe”, destaca.
A nova rota sazonal entre Aracaju e São Paulo integra o plano de expansão da Latam no Brasil. Em 2024 e 2025, a companhia ampliou significativamente sua operação no país, com a abertura de novos destinos e o fortalecimento da conectividade em todas as regiões. Atualmente, a Lata opera voos regulares para 55 aeroportos brasileiros — a maior malha de sua história no Brasil. Apenas em 2025, foram adicionados 10 mil novos assentos semanais ao mercado nacional e inauguradas cinco novas rotas domésticas: Congonhas–Joinville, Congonhas–Ribeirão Preto, Congonhas–Aracaju, Guarulhos–Fernando de Noronha e Fortaleza–Juazeiro do Norte.
No segundo semestre deste ano, estão previstas mais estreias, incluindo as rotas Congonhas–São Luís, Guarulhos–Boa Vista, Guarulhos–Bonito, Guarulhos–Dourados, Campinas–Brasília, Fortaleza–Paranaíba, Florianópolis–Porto Alegre, Belo Horizonte–Porto Alegre e Guarulhos–Ribeirão Preto.
No mercado internacional, a Latam mantém a liderança como a companhia aérea que mais conecta o Brasil ao exterior, com voos próprios para 90 destinos internacionais e mais 10 mil assentos semanais adicionados em 2025. Essa expansão tem o apoio da parceria com a Embratur, voltada à promoção dos destinos brasileiros e à ampliação da conectividade internacional do país.
Com investimentos contínuos em pessoas, frota, tecnologia, produtos e novos destinos, a LATAM consolida sua atuação no Brasil. Desde 2021, é líder dos mercados doméstico e internacional, segundo dados da Anac, e figura como a companhia aérea preferida dos viajantes corporativos, liderando o ranking da Abracorp por dois anos consecutivos.
Por Jader Frederico Abrão (*) á momentos na história dos povos em que…
Por Juliano César Souto (*) sucessão nas empresas familiares de médio porte é…
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…