Categorias: Cidades

Justiça determina que transporte coletivo tenha frota normal e passageiros viajem sentados

Compartilhe:

A Justiça concedeu liminar determinando que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) promova a imediata fiscalização do sistema de transporte coletivo na cidade de Aracaju, para manter a circulação normal da frota de veículos coletivos nos horários  de pico nos terminais  da capital. E, principalmente, não permita aglomerações de pessoas nos terminais, e que elas sejam transportadas sentadas. Tudo isso para proteger a população da covid-19.

A determinação da Justiça ocorreu em função de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual. Embora não estipule  penalidades em caso de descumprimento, a Justiça determina que a SMTT adote providências administrativas contra as empresas. Além disso, a Superintendência deverá verificar o cumprimento da higienização dos veículos que compõem a frota de ônibus e dos Terminais de Integração da cidade.

A liminar também determinou que a empresa Auto Viação Modelo promova a imediata circulação normal da frota de veículos coletivos nos horários de pico e mantenha colaboradores fazendo o controle para não permitir aglomerações de pessoas no acesso aos veículos coletivos.

Ainda segundo o Poder Judiciário, a SMTT e a empresa deverão informar nos autos, no prazo de 48 horas, o número de veículos circulando com frota reduzida e os respectivos horários, bem como o número de veículos circulando com a normalidade da frota e os horários definidos como de maior concentração. A Superintendência deverá enviar essas informações especificando as empresas concessionárias.

Ação Civil Pública

O MP ajuizou ação civil pública contra a SMTT e a Auto Viação Modelo no dia 07 de abril, para que o sistema de transporte público coletivo (terminais e veículos) fosse organizado, com o intuito de evitar aglomerações e reduzir o impacto da contaminação pela covid-19 na população de Aracaju.

Em março, o MP expediu recomendação ao Setransp e à SMTT para o cumprimento dos decretos estadual e municipal e promovessem orientação a todas as empresas que realizam o serviço de transporte público no município de Aracaju para a contenção da covid-19.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Contratações do Banco do Nordeste em Sergipe crescem 13% e superam R$ 2,6 bilhões

  As contratações do Banco do Nordeste (BNB) em Sergipe, entre janeiro e outubro deste…

10 horas atrás

Senado aprova redução da pena de condenados pelo 8/1 e trama golpista

  O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), em votação nominal, o projeto de Lei (PL) 2162/2023,…

11 horas atrás

Não caia no golpe da vaga falsa: 6 fraudes comuns no LinkedIn e como se proteger

O LinkedIn se tornou uma das principais vitrines profissionais do Brasil. Todos os dias, milhares…

2 dias atrás

Senador Rogério Carvalho, PT, anuncia voto contra dosimetria do 8/1 e faz balanço de 2025

O senador Rogério Carvalho (PT/SE) afirmou que votará, nesta quarta-feira, contra o projeto que trata…

2 dias atrás

Prefeita Emília lança programa que alia empreendedorismo à tecnologia e fortalece pequenos negócios

  Uma nova iniciativa da gestão municipal irá modernizar e facilitar a rotina aos microempreendedores…

2 dias atrás