Turismo

IV Fórum Senac de Turismo discute “Direitos, Tendências e Oportunidades” 

Compartilhe:

Para divulgar o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, o Senac/SE promoveu o IV Fórum Senac de Turismo. Com o tema “Direitos, Tendências e Oportunidades”, o evento foi aberto pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, no Auditório Hilton José Ribeiro, na unidade Aracaju.

“Estamos dentro da semana dedicada ao turismo no Brasil e Sergipe está nesse contexto. Vale ressaltar que o Senac tem a pauta do turismo nos cursos que oferta”, informou Marcos Andrade.

Profissionais do Senac e do turismo

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o principal objetivo da data é conscientizar sobre a importância da atividade turística e seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos.

Localmente, conforme informou o gerente da Divisão de Educação Profissional, Adalberto Trindade de Souto, a proposta é também desenvolver a interação entre trade turístico e a sociedade sergipana.

“Em comemoração a este dia, que também é do Turismólogo, junto com o nosso instrutor Paulo Sérgio, o Senac realiza este evento, cujo objetivo é fomentar o turismo em nosso estado, envolvendo diversas entidades, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro setor”, explicou Adalberto.

Paulo César reforçou que o Senac seguiu a orientação dos órgãos mundial, nacional e regional de turismo, lembrando o dia dedicado ao setor e aos seus profissionais.

“O Senac é uma referência em formar profissionais para o comércio e para o turismo. Então a proposta da instituição, além de saudar aqueles que atuam no setor, muitos egressos desta casa, é fazer do fórum um instrumento de competências e de integração”.

Palestrantes

A IV edição do fórum contou com três palestras e apresentação de dois casos de sucesso. O primeiro palestrante da noite foi Caio Morais, coordenador de Desenvolvimento de Programas e Captação de Negócios Turísticos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

“O maior desafio da Setur é transformar o potencial turístico que Sergipe tem, seja de lazer, eventos, mar e sol, e muitos outros, em realidade”.

Para a turismóloga e técnica em eventos, Viviane Castro, é sempre muito importante discutir o turismo com todos os envolvidos.

“Em um fórum como este, temos a oportunidade de conhecer o que está acontecendo, perceber as tendências e as novidades, além de ser um momento de encontrar as pessoas. É um convite à reflexão para que o turismo seja discutido, pensado e planejado em conjunto”.

A presidente da Comissão de Direitos Aplicados à Hotelaria e ao Turismo – OAB/SE, Aline Alves trouxe para o fórum, a importância da participação de todos na elaboração de projetos de lei para o setor.

“Queremos convidar todos que fazem parte das instituições envolvidas com a hotelaria e o turismo, para que participem conosco das reuniões externas, para que possamos fornecer dados para a preparação de projetos de lei relacionados ao setor. Precisamos acompanhar a elaboração, saber em quais dados técnicos eles são embasados, bem como a aplicação deles.

Segundo Aline Alves, a OAB/SE é parceira da Câmara de Turismo da Fecomércio, no projeto nacional “Vai turismo, rumo ao turismo”, que trata justamente sobre políticas públicas de como deve ser tratado o turismo.

“Estamos sempre discutindo como profissionalizar o turismo sergipano, seja através do curso de turismólogo, guia de turismo ou no receptivo> A nossa finalidade é profissionalizar. Precisamos debater quais as falhas que cada município tem e o que precisa ser feito para que sejam corrigidas”, completou o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade.

Casos de sucesso

A noite contou ainda com a apresentação dos casos de sucesso. Relações públicas e especialista em turismo, Kim Moura trabalha há mais de 40 no setor e relatou um pouco da sua trajetória e parabenizou o Senac por lembrar sempre do turismo.

“Dou o maior valor, porque esse tipo de encontro, com alunos, representantes do trade e instrutores, favorece a discussão e o surgimento de novas ideias. Ainda é muito difícil se manter financeiramente só com a atividade turística, mas eu amo o que faço”.

Egressa do curso de turismo do Senac, Maria Luciene dos Santos é atualmente guia de turismo regional, nacional e na América do Sul.

“O turismo faz parte da minha vida desde o ano de 2000.  Comecei com artesanato, viajava em excursões e numa dessas, alguém falou que Sergipe estava perdendo uma grande guia de turismo. Acabei vendo o curso de guia de turismo do Senac, me inscrevi, tive professores maravilhosos e tudo que tenho, agradeço ao curso que fiz aqui. E hoje, graças a Deus, amo o que faço e não me falta trabalho”.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

12 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás