Negócios

Inadimplência empresarial no Nordeste: Alagoas lidera o ranking nacional

Compartilhe:

 

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em janeiro deste ano, 75.933 empresas alagoanas estavam com o CNPJ no vermelho, registrando a maior taxa de inadimplência do país, com 41,1% das empresas do estado enfrentando pendências financeiras. Em seguida, o Distrito Federal (39,9%) e o Pará (39,3%) também se destacaram entre os que detêm mais empresas em situação de inadimplência.

No Nordeste, o cenário também é preocupante. O Maranhão apresentou 38,4% de inadimplência, seguido de Pernambuco (32%), Bahia (30,2%) e Sergipe (30%). Já o Rio Grande do Norte registrou 29,2%, a Paraíba teve 27,3%, o Ceará apresentou 26,9% e, por fim, o Piauí teve a menor taxa da região, com 24,8% de inadimplência empresarial.

Cenário nacional

No âmbito nacional, o número de empresas inadimplentes atingiu 7,1 milhões em janeiro, o maior valor já registrado desde o início da série histórica do indicador. Esse total representa 31,4% das empresas existentes no Brasil. As dívidas somaram R$ 154,9 bilhões, um aumento de R$ 4,3 bilhões em relação a dezembro de 2024. Em média, cada empresa inadimplente teve cerca de 7,2 contas negativadas.

Juros impactam inadimplência

A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, aponta que o aumento das taxas de juros é um fator fundamental para o crescimento da inadimplência. O custo do crédito mais alto dificulta o financiamento das empresas, impactando diretamente a capacidade delas de manterem seu fluxo de caixa e honrarem suas obrigações financeiras. Além disso, o aumento das taxas de juros pode reduzir a demanda por produtos e serviços, pois consumidores e outras empresas também enfrentam condições de crédito mais difíceis, o que resulta em menor receita para as empresas. Esse cenário cria um ciclo vicioso, onde o difícil acesso ao crédito e a queda nas receitas aumentam ainda mais a inadimplência, afetando a saúde financeira das empresas.

Mais afetados

O setor de Serviços foi o mais impactado pela inadimplência, representando 52,4% das empresas com dívidas. Em segundo lugar, ficou o Comércio, com 35,3%, seguido pelas Indústrias, com 8%. O grupo Outros, que inclui o setor Financeiro e o Terceiro Setor, representou 3,3%, enquanto o setor Primário teve 1%. Em relação às dívidas, o setor de Serviços também liderou, com 31,7% das dívidas totais, seguido por Bancos e Cartões, com 20,5%.

Das 7,1 milhões de empresas inadimplentes em janeiro, 6,6 milhões eram de micro e pequenas empresas. Juntas, essas empresas acumularam 45,8 milhões de dívidas. Em média, cada micro e pequena empresa inadimplente possuía 6,9 contas em atraso, refletindo o impacto mais severo da inadimplência nesse segmento.

Metodologia do Indicador

O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian é calculado com base na quantidade de empresas que possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago até o último dia do mês de referência. O indicador é segmentado por Unidade Federativa (UF), porte da empresa e setor econômico.

Para ajudar as micro, pequenas e médias empresas (PMEs) a regularizarem suas pendências financeiras, a Serasa Experian oferece o portal Limpa Nome PJ, onde as empresas podem renegociar suas dívidas com condições mais acessíveis. Além disso, o portal oferece serviços como consulta ao Score PJ, que ajuda as empresas a melhorar sua saúde financeira.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Começa hoje o Festival de Artes de São Cristóvão

O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…

7 horas atrás

Consciência, identidade e desenvolvimento: A força das múltiplas raízes do povo brasileiro

  Por Heuller  Roosewelt Silva Melo (*)   plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…

9 horas atrás

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe nos próximos dias

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…

22 horas atrás

Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju é apresentado a jornalistas

  Por Antônio Carlos Garcia (*)     Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…

1 dia atrás

Confira o funcionamento dos órgãos estaduais no feriado e no ponto facultativo

  O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…

1 dia atrás

Comunicação Assertiva para Empreendedores: O segredo para um Final de Ano de Sucesso!

  Por Diego da Costa (*)   final de 2025 se aproxima, e com ele…

1 dia atrás