Turismo

Hackatur premia projetos inovadores para o turismo em Sergipe

Compartilhe:

Após 48 horas ininterruptas de intensa produção, a 1ª edição do Hackatur Sergipe premiou os melhores projetos tecnológicos que podem contribuir para o fortalecimento do turismo sergipano. O evento de encerramento aconteceu no domingo, 15, na sede SergipeTec e contou com a apresentação de sete soluções desenvolvidas por 35 participantes.

O evento foi uma realização do Sebrae/SE, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Embratur, Governo Federal, com a parceria do SergipeTec e apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e do Grupo Tiradentes.

O desenvolvedor Wilson Santos Carvalho e sua equipe criaram um aplicativo que rendeu o 1° lugar do Hackatur 2019. Segundo ele, o app seleciona os melhores destinos turísticos em Sergipe a partir do perfil e preferências do usuário, bem como gera uma base de dados e informações para que empresas do setor possam entender como se comporta o turista no estado.

“O projeto oferece uma ferramenta que se encaixa nas demandas dos nossos visitantes. A ideia é proporcionar uma experiência ao usuário, mostrando que temos potencial turístico em nosso estado. No Hackatur, além do desafio de criar o projeto, tivemos que reestruturar nossa apresentação faltando 40 minutos para mostrar aos avaliadores. No final deu tudo certo e conquistamos o 1º lugar”, relata o desenvolvedor.

O secretário de estado do Turismo e Comunicação, Sales Neto, está bastante satisfeito com o resultado do projeto e com a parceria com o Sebrae. “O turismo sergipano precisa estar aliado à tecnologia. O Hackatur buscou isso desde o início e trouxe resultados positivos com os projetos-piloto desenvolvidos pelos participantes. Acredito também que a parceria entre todos os envolvidos foi fundamental para este evento acontecer”, frisa.

Pré-aceleração

A gestora de Turismo do Sebrae/SE, Bianca Faria, explica que as sete propostas desenvolvidas nesta 1ª edição do Hackatur podem, automaticamente, participar do Programa de Pré-aceleração para as Startups. “Neste programa, as equipes serão capacitadas para que possam lançar seus projetos de negócios no mercado de forma rápida e segura”, esclarece.

Segundo Brenno Barreto, presidente do SergipeTec, um dos grandes benefícios de vivenciar o Hackatur foi a possibilidade do erro para ir em busca da excelência nas propostas. “O grande desafio das equipes foi de pensar fora da caixa, com a oportunidade de contar com mentores e especialistas na construção das soluções tecnológicas. O Sebrae e o Governo do Estado estão de parabéns pela realização”, avalia.

Premiação

A equipe que conquistou o 1º lugar, ganhou participação na 5ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE), que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo. O evento é considerado um dos mais importantes sobre startups da América Latina.

Já a equipe que ficou na 2ª colocação conquistou participação na Missão Técnica ao Porto Digital, ainda em 2019, em Recife (PE). Os participantes que alcançaram o 3º lugar, ganharam participação no Seminário Empretec, em Aracaju, cuja metodologia da ONU oferece o desenvolvimento das características empreendedoras e a busca por novas oportunidades de negócios.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Ayslan Monteiro lança o romance “Te Vejo na Final”

  O escritor sergipano Ayslan Monteiro acaba de desembarcar em Aracaju para apresentar ao público…

17 horas atrás

Produção de queijo em Sergipe alcança novo patamar com Selo de Inspeção Estadual

Sergipe registrou o aumento da produção e a qualificação das queijarias. No ano de 2023,…

19 horas atrás

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de…

20 horas atrás

O velho professor

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   critério de escolha do curso na hora do…

2 dias atrás

Comer e beber bem com Marcel Proust

  Por Léo Mittaraquis (*)   “Para Proust, o ato de recordar é uma forma…

3 dias atrás

O Riacho do Navio e a revolta das águas

Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   e tempos em tempos, e aqui não preciso…

4 dias atrás