Negócios

Governo entrega mais de 19 toneladas de sementes de milho a pequenos produtores sergipanos

Compartilhe:

Agricultores familiares do alto sertão sergipano receberam, nesta terça-feira, 2,  mais de 19 toneladas de sementes de milho para a produção. A entrega foi feita pelo governador interino, Jeferson Andrade, e a ação representa mais uma etapa do Programa de Distribuição de Sementes Certificadas – Programa Sementes do Futuro, uma iniciativa do Governo do Estado para o fomento da agricultura familiar sergipana.

Na ocasião, foram distribuídas nove toneladas de milho para agricultores de Nossa Senhor da Glória; duas toneladas e meia aos agricultores de Feira Nova; e oito toneladas os agricultores de Monte Alegre.

Para o governador em exercício, a distribuição representa mais um incentivo à agricultura sergipana. “Nosso povo é batalhador, sabe a época certa de plantar e o Governo do Estado vem aqui dar esse apoio, que é importante, principalmente para quem mais necessita, que é o agricultor familiar, que agora tem sua sementinha para manter a alimentação do seu gado, fazer seu estoque e fazer com que o comércio circule muito melhor”, disse.

Jeferson Andrade lembrou, ainda, que a reativação do programa de distribuição de sementes foi mais um compromisso assumido pelo governador Fábio Mitidieri que já está sendo efetivado. “A gente sabe que é uma pauta importante do governo de Fábio Mitidieri. Foi uma promessa de campanha que tornarmos realidade logo no começo do mandato dele. O Programa Sementes do Futuro vai atender a 31 municípios, não só do alto sertão como do médio e de outras localidades do nosso estado”, destacou.

O presidente da Associação do Povoado Mucambo, de Glória, José Ginaldo, demonstrou sua gratidão pelo recebimento das sementes. “Estamos felizes com esse retorno das sementes. O milho está chegando em uma boa hora porque ainda vamos começar a preparar a terra. Vamos arar nossas terras e plantar, porque é plantando que se vence. Só temos a agradecer ao nosso governador que está mostrando para o que veio”, ressaltou o pequeno produtor.

Economia

Segundo a prefeita de Nossa Senhora da Glória, Luana Oliveira, as sementes chegam em tempo hábil para garantir uma boa produção e movimentar a economia da região. “Só temos a agradecer ao Governo do Estado, as sementes estão chegando em tempo hábil porque, agora, já começou a chover, e muitos produtores já estão tombando suas terras. São 1.365 famílias beneficiadas aqui em Glória, que vão receber dez quilos de semente cada uma. Então é muito importante, porque é o que gira a economia. É o pequeno produtor, é a nossa bacia leiteira. E, com certeza, não só Glória, mas o sertão próspero é fruto do trabalho e dedicação de todos e, principalmente, do Governo do Estado”, relatou a gestora municipal.

Programa

A produção de milho nas propriedades do pequeno produtor rural é basicamente para a produção de forragem para alimentação animal e, também, para subsistência das famílias. De acordo com a dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Nossa Senhora da Glória e representante do Instituto José Ribamar, Maria dos Prazeres de Santana, a produção gerada a partir da distribuição das sementes deverá ser usada, primeiramente, para o abastecimento das famílias dos agricultores e na alimentação animal. “Chegou em uma boa hora, o inverno ainda está para chegar e a semente já está aqui. Isso tem uma importância enorme, principalmente para os agricultores que não têm condições de comprar essas sementes. E a gente planta para tudo, para o gado, ovelha, galinha, alimentação animal e das famílias. E, se o inverno der bom, ainda conseguimos vender um pouquinho”, comemorou.

 


Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

13 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

16 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

3 dias atrás