Turismo

Gestores públicos municipais e Setur se reúnem para fomentar o turismo

Compartilhe:

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem se empenhado para promover o desenvolvimento do setor. Para tanto, além de ouvir o trade turístico, diariamente tem acolhido demandas e sugestões também dos que gerem o turismo nos municípios. Mais uma prova disso foi a reunião realizada na sede da Setur na última segunda-feira, 17, com a presença de integrantes do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Desenvolvimento Econômico de Sergipe.

Inicialmente, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente de Carmópolis e diretor de Comunicação do Fórum, José dos Reis Oliveira, explanou sobre a entidade, que existe desde 2017, ressaltando o apoio do Sebrae para a criação dele. “Temos uma grande variedade de secretários e dirigentes que se reúnem para buscar soluções para o desenvolvimento sustentável dos nossos municípios, de acordo com as realidades local e regional”, explicou.

Segundo José dos Reis, uma das principais ações é fortalecer as regiões com um trabalho feito com o apoio do Sebrae e também por meio de várias parcerias. “Um dos nossos objetivos, aliás, é buscar e firmar parcerias com instituições afins e fazer frentes de governanças regionais de desenvolvimento. Temos projetos para fortalecer as empresas locais e inseri-las no mercado para compras públicas, promovendo o desenvolvimento local, o fortalecimento do turismo e assim por diante”, comentou o diretor de Comunicação do Fórum dos Secretários.

Secretário Marcos Franco consolidou importante parceria com representates do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais

Trabalhar regionalização

O Fórum trabalha em cinco eixos: desenvolvimento econômico, turismo, agronegócio, meio ambiente e tecnologia. Assim, visando firmar uma parceria com a Setur, foi apresentado ao secretário as principais necessidades dos municípios, objetivando trabalhar a regionalização e desenvolver o turismo com base na parte técnica.

Foram colocados três eixos: de aventura, cultural e de descobertas. Isso porque o turismo não é apenas sol e praia, e os destinos precisam ser fortalecidos com seus roteiros. De acordo com o professor Lúcio Valério Vieira, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), a maioria dos municípios está precisando de apoio no sentido de reestruturação e, principalmente, de melhoria da infraestrutura para tornar os produtos atrativos.

O professor Lúcio Valério comenta sobre problemas como a necessidade de sinalização turística e também de foco mais amplo no marketing e na promoção integrada entre o destino regional e o da capital, Aracaju. “Também precisamos promover a capacitação da sociedade para o turismo e o fortalecimento da gestão municipal nesse sentido. Essas, aliás, são categorias comuns a todos os municípios”, pontuou.

Grupo de trabalho

Com Raquel Melo, Waleska Carvalho e Daniela Mesquita, da equipe Setur, secretário Marcos Franco reforça que gestores providenciem projetos para solucionar demandas dos municípios

Após ouvir os relatos sobre as necessidades dos gestores municipais, o secretário Marcos Franco afirmou que, junto com eles, vai criar um grupo de trabalho com o objetivo de realizar visitas técnicas aos municípios, a fim de atender às demandas emergenciais e de maior prioridade. Além disso, o secretário lembrou que para que o apoio por meio dos investimentos aconteça é necessário que os municípios elaborem projetos sugerindo as soluções. Inclusive, disponibilizou a equipe técnica da Setur até mesmo para orientá-los na produção desses projetos.

O secretário de Turismo da Barra dos Coqueiros, Roosevelt Pereira Moura, mais conhecido como Sissinho, saiu bastante satisfeito da reunião. “O secretário Marcos Franco está agindo corretamente ao tratar o turismo em Sergipe como se estivesse começando do zero. E é muito bom ver que o governador Fábio Mitidieri está dando ênfase ao turismo, e que a curto, médio e longo prazos vai trazer bons resultados, pois o turismo gera emprego e renda. Foi uma reunião muito importante. Espero que tenham outras reuniões para que possamos melhorar o turismo e para que as pessoas venham visitar e conhecer nossa cidade, nosso estado”, disse.

Mais presenças

Também participaram da reunião a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita; o secretário de Cultura e Turismo de Itaporanga D’Ajuda, Palmiro Fontes; a diretora de Turismo de Nossa Senhora do Socorro, Camilla Almeda; o diretor de Turismo de Estância, Wesley Nascimento; o assistente de Turismo da Prefeitura de Pacatuba, Francisco de Assis; o secretário de Turismo de Laranjeiras, Lucas Calazans; o diretor de Turismo da Barra dos Coqueiros, Ícaro Carvalho; a diretora de Turismo do Fórum, Cassandra Teodoro; e as turismólogas e assessoras de Turismo da Setur, Raquel Melo e Waleska Carvalho.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

11 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás