O lançamento da Expo Verão 2026 foi no Porto Farol
A expectativa para a 5ª edição da Expo Verão, maior feira multissetorial de Sergipe, é de um crescimento de pelo menos 30% no volume de negócios em relação ao ano anterior. O evento, que será realizado de 9 a 25 de janeiro de 2026, das 17h às 23h, na praça de eventos da Orla de Atalaia, deve injetar mais de R$ 6,5 milhões na economia local. A previsão otimista foi anunciada durante o coquetel de lançamento da Expo Verão 2026, realizado na noite da última terça-feira (21 de outubro), no Porto Farol Centro de Eventos, em Aracaju.
Em 2025, a feira movimentou R$ 5 milhões apenas em negócios fechados durante o evento, além de outros insumos adquiridos no comércio local — como ingredientes e bebidas usados nas duas praças de alimentação. A expectativa de expansão é impulsionada, principalmente, pela nova parceria com o Banese Card, que será o provedor oficial de soluções de pagamento da feira, por meio das maquininhas Mulvi Pay.
“Essa era uma parceria que há muito vínhamos tentando, e que conseguimos firmar para a Expo 2026. Durante a feira, o Banese Card oferecerá gratuitamente aos expositores as maquininhas Mulvi Pay, com taxas inéditas no mercado, justamente para impulsionar as vendas. Além disso, também estarão disponíveis outras soluções de pagamento e gestão que ajudarão na organização das contas e na captação de mais clientes”, explicou Alexandre Porto, empresário e idealizador da Expo Verão.
O gerente comercial do Banese Card, André Hora, destacou que os expositores já cadastrados na empresa serão migrados para uma tabela de preços e taxas especiais. “A missão do Banese Card, que assim como a Expo Verão é genuinamente sergipana, é potencializar os negócios locais, entregando meios e soluções de pagamento que favoreçam o crescimento dos empreendimentos. Criamos condições especiais para que os expositores possam ter melhores vendas no débito, crédito ou Pix. Foi tudo planejado para ajudar a potencializar as vendas durante o evento”, afirmou.
O coquetel de lançamento foi bastante prestigiado, reunindo expositores, empresários e autoridades, entre eles o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju, Dilermando Júnior; o presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira; os vereadores Elber Batalha e Lúcio Flávio; o diretor comercial do Banese Card, Carlos André Diniz; o assessor da Superintendência do Sebrae, Marcos Barreto; além de artistas sergipanos como Isaac Borges, Fábio Lima, Chiko Queiroga e Dedé Brasil.
O secretário Marcos Franco destacou a importância da feira no calendário turístico e econômico do estado. “É um evento que tem se consolidado ano após ano e do qual somos parceiros, porque ele gera emprego imediato e renda para a nossa gente. E a prova dessa importância é que, há três meses do evento, cerca de 60% dos estandes já foram comercializados, números positivos, assim como os que o turismo sergipano tem registrado”, afirmou.
Já o secretário Dilermando Júnior ressaltou o papel da feira como impulsionadora do empreendedorismo e do turismo local. “O empreendedorismo contagia, e a Expo Verão transforma um só espaço em muitos negócios, além de nos ajudar a ter um melhor desenvolvimento, com geração bacana de emprego. Por isso ela é muito bem-vinda em nossa cidade”, destacou.
A feira também se firma como uma vitrine estratégica para pequenos empreendedores. É o caso de Rudhy Wilson Santos Souza, que atua junto com a esposa na confecção de moda praia, com produção em Porto da Folha e loja em Aracaju. Ele participa da feira pela quarta vez. “Financeiramente o retorno é muito bom, mas além disso, estar na feira tem aberto diversas portas, como novas conexões, parcerias, mais seguidores no Instagram e vendas ao longo do ano que são resultado da nossa presença na Expo Verão. Por isso garantimos o stand para a próxima edição antes mesmo do fim da última”, contou.
Também satisfeita está Adrielly Montes Dias, que participou pela primeira vez em 2025 ao lado da mãe, vendendo tapiocas e comidas típicas. O sucesso foi tanto que já confirmaram presença na Expo Verão 2026. “O retorno veio em vários âmbitos: renda, aumento de seguidores nas redes, novos clientes influentes e uma nova visão sobre o nosso negócio. Participar da feira nos abriu horizontes, porque até então só tínhamos estado em eventos pequenos”, relatou Adrielly.
Segundo Alexandre Porto, a edição de 2026 deve superar todos os indicadores anteriores. “Se nós já vínhamos com grandes expectativas a cada nova edição, essa é ainda maior por várias razões. O evento chega à sua quinta edição, consolidado e reconhecido pelo público e pelos empreendedores. Já temos 60% dos estandes comercializados, e dos 40% restantes, boa parte é área de alimentação, que costuma ser fechada mais próximo do evento”, afirmou.
Ele destacou ainda o aumento do número de turistas esperados para janeiro de 2026. “A tendência é termos mais visitantes do que em janeiro deste ano, e os turistas têm a característica de gastar mais, o que eleva o ticket médio e as vendas dos expositores. Tudo aponta para um grande sucesso”, afirmou o idealizador.
Alexandre também agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, além da colaboração de vereadores como Elber Batalha e Fabiano Oliveira, que destinaram emendas orçamentárias ao evento. O Sebrae e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac também devem ampliar sua participação em 2026.
Outro destaque será a presença de expositores de fora de Sergipe, como de Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e regiões do Sul do país. Na edição anterior, cerca de 10% dos participantes eram de outros estados, o que reforça o caráter nacional que a feira vem conquistando.
Mais informações sobre a Expo Verão 2026 podem ser obtidas pelo WhatsApp (79) 9.9909-3267 ou pelo e-mail comercial1@exitose.com.br.
De 29 a 31 de julho de 2026, Sergipe sediará a quinta edição do…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) inalmente, eu consegui ver o nono (e…
No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, o comércio varejista segue impulsionando as…
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, anunciou que a Prefeitura fará em 2026 um conjunto…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará…
A Associação dos Corretores de Imóveis de Sergipe (ACI/SE) anunciou o adiamento da 1ª Corrida…