Os índios Xocós votarão neste colégio, em Porto da Folha
Em Sergipe, 294 índios Xocós residentes no povoado de São Pedro, no município de Porto da Folha, votarão nas eleições municipais deste ano. Esse é o número total de índios eleitores no Estado, segundo levantamento divulgado hoje, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A 133ª seção eleitoral funcionará na Escola Estadual Indígena Dom José Brandão de Castro, no município de Porto da Folha. A 18ª Zona Eleitoral (ZE), que possui jurisdição sobre os municípios Porto da Folha e Monte Alegre, é a responsável por organizar os trabalhos.
Segundo o chefe de cartório da 18ª ZE, Romário Gomes Santos, a seção eleitoral fica a aproximadamente 50km da cidade. “Quando chove muito, é necessário utilizar barco para atravessar o Rio São Francisco, que cerca a localidade. Nos últimos anos, o tempo tem ajudado, e o acesso tem sido feito por terra”, disse.
Os mesários que atuarão na referida seção são índios da própria comunidade. Segundo o Cartório Eleitoral, eles são escolhidos pela experiência em eleições passadas e pela voluntariedade em trabalhar nestes períodos. A juíza Fabiana Oliveira Bastos de Castro é a autoridade responsável pela circunscrição.
Este ano, também, oito indígenas se candidataram a vereador nas eleições: três em Aracaju, um em Aquidabã, outro em Carira, um em Cristinápolis, um em Laranjeiras e outro em Porto da Folha.
Governo do Estado libera novo acesso que facilita a ligação entre a Avenida Tancredo Neves…
Loja de Aracaju amplia quadro de funcionários em até 25%, ganha farmácia, empório e adega;…
Parceria leva conexão por satélite a 50 milhões de assinantes e amplia concorrência com operadoras…
O Governo do Estado, através da Sergipe Gás S/A (Sergas), está ampliando sua infraestrutura…
Por Valtênio Paes (*) uem viveu a manifestação popular pelas “Diretas Já” entre março de…
A South Atlantic Potash prevê produção equivalente a 14% do consumo brasileiro e identifica potencial…