Categorias: Cidades

Em audiência com a ministra Flávia Arruda, prefeito Edvaldo pleiteia mais recursos para saúde e transporte público

Compartilhe:

O prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, se reuniu, na tarde de ontem, 7, com a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda. No encontro, do qual também participaram outros dirigentes da FNP, foram apresentadas as pautas prioritárias deliberadas durante a 80ª Reunião Geral da entidade. Na avaliação de Edvaldo, “a reunião foi um marco na relação da Frente Nacional de Prefeitos com o governo federal”. “Abrem-se caminhos para que a gente possa continuar o diálogo”, afirmou.

O primeiro tema debatido durante a audiência foi a pandemia do novo coronavírus e o agravamento provocado em diversos setores que já sofriam impactos anteriormente, a exemplo da Saúde.  De acordo com Edvaldo, com o surgimento da covid-19, as cidades que já investiam além do mínimo constitucional, passaram a destinar, atualmente, entre 21% e 33% da Receita Corrente Líquida na área. “Precisamos encontrar mecanismos para que a gente possa enfrentar esse ponto”, destacou o presidente da FNP.

Outro assunto levantado pelos dirigentes da entidade foi a responsabilidade dos municípios com demandas sociais. Os gestores reconheceram a importância dos repasses federais, feitos em 2020, no contexto da pandemia, mas pleitearam a manutenção da destinação de verbas neste ano. Segundo o prefeito de Canoas/RS e vice-presidente de Relações Internacionais da FNP, Jairo Jorge, “a ajuda federal continua sendo fundamental neste, que é considerado o pior momento da crise sanitária, econômica e social”.

Com relação ao repasse, a ministra declarou que não há previsão de que ocorra a destinação do mesmo recurso em 2021 aos municípios, mas garantiu que o Auxílio Emergencial se estenderá até setembro. “Distribuição de renda é uma agenda que eu tenho interesse que aconteça logo”, afirmou Flávia. A ministra acrescentou que a expectativa do governo é reformular o programa Bolsa Família ainda este ano de modo que ele “seja mais robusto, que atinja mais pessoas e que o benefício seja maior”.

Mobilidade Urbana

A crise na mobilidade urbana e as dificuldades enfrentadas pelo setor de transporte público foram outros pontos apresentados durante a reunião. Os prefeitos defenderam a necessidade de financiamento por parte do governo federal para que as cidades possam se recuperar. “A situação é crítica e temos buscado desde o ano passado uma tentativa de encaminhar mais recursos para as cidades custearem o sistema”, afirmou o prefeito de São José dos Campos/SP e vice-presidente de Mobilidade Urbana, Felício Ramuth, se referindo ao Projeto de Lei 3364/2020, vetado integralmente pelo presidente Jair Bolsonaro, que propunha um auxílio emergencial de R$ 4 bilhões para as cidades.

O prefeito de Porto Velho/RO e vice-presidente de Relações com o Judiciário, Hildon Chaves, complementou que “as prefeituras são as grandes transportadoras a partir da gestão dos ônibus”. O prefeito de Maringá/PR e 2º secretário Nacional da FNP, Ulisses Maia, reiterou que “o sistema é insustentável sem recursos públicos. Os municípios não têm condições de absorver essa demanda”.

Como encaminhamento, a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República garantiu a permanência do diálogo e se propôs a encaminhar os assuntos com os respectivos ministros.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

“Decisão do Governo Federal contra a desoneração da folha de pagamentos é um retrocesso”, diz Setransp

Uma decisão do Governo Federal que consiste em judicializar a prorrogação até 2027 da desoneração…

4 horas atrás

Instagram em 2024: Desvendando as Mudanças Algorítmicas e Dominando o Novo Cenário

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   Instagram, plataforma que conecta mais de 2…

7 horas atrás

Desemprego de jovens negras é 3 vezes superior ao dos homens brancos

Em 2023, as jovens mulheres negras de 18 a 29 anos tiveram uma taxa de…

10 horas atrás

Morre o músico Valtinho do Acordeon

A música sergipana está de luto: vítima de um Acidente Vascular Cerebral, morreu o músico…

10 horas atrás

Caminhão interativo da Energisa visita municípios sergipanos

O caminhão do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa percorrerá quatro municípios neste mês…

10 horas atrás

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

1 dia atrás