Cidades

Dia da Sergipanidade: programação especial e diversificada, neste domingo

Compartilhe:

Neste domingo, 24 de outubro, é celebrado o Dia da Sergipanidade, e, para esta festividade, o Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), promove uma série de atividades que representam as diversas expressões artísticas e culturais, além das conquistas históricas de Sergipe.

As atividades iniciam às 15h, no Teatro Tobias Barreto, com recepção realizada com grupos da cultura popular sergipana: Batalhão do Rosário e Reisado Belas Estrelas, além da apresentação da Quadrilha Unidos Arrasta pé, do município de Itaporanga. Em seguida, às 15h30, o artista visual francês, radicado em Aracaju desde 2014, Maxime Bally, fará a apresentação do seu mais recente trabalho, o painel “Cortiço Vertical”, o qual será instalado na área externa do auditório do teatro. A obra tem como objetivo refletir a moradia nas grandes metrópoles, principalmente representada na figura dos prédios.

Precedendo as premiações, o artista Thiago Sitineta apresentará o vídeo-documentário “A Vida no Mangue”. Às 16h, o Governo de Sergipe promoverá a solenidade de entrega de Medalhas do Bicentenário, destacando personalidades e órgãos públicos que fomentaram ações importantes durante o período pandêmico.

Logo em seguida, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), regida pelo Maestro Guilherme Mannis, assume os palcos do Teatro Tobias Barreto, com a apresentação especial de obras sergipanas do final do século XIX e início do século XX, compostas por Ceciliano Avelino da Cruz (1877-1963) e pelo Frei José de Santa Cecília (1809-1859), em arranjos sinfônicos inéditos produzidos por Guilherme Mannis e Fabiano Santana.

Para encerrar a programação, o público irá prestigiar show da cantora Amorosa, intitulado “Sergipe, meu Amor”. Nesta apresentação, a artista fará uma ode à cultura popular do estado. Toda programação é aberta para o público, é gratuita, e seguirá todos os protocolos específicos de medidas sanitárias, o que inclui capacidade de público reduzida em 75%, o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre as poltronas e pontos de higienização das mãos com álcool.

As ações contarão com ampla cobertura realizada pela Aperipê TV, Canal 6.1, pelas rádios Aperipê FM 106.1 e AM 630, além da transmissão nas plataformas digitais YouTube e Instagram da Funcap.

 

Fonte e foto: Funcap/SE

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

15 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

17 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

4 dias atrás