Clareza na comunicação, sucesso nos resultados Imagem: Pixabay
Por Diego da Costa (*)
A competitividade das organizações deixa o ambiente dinâmico, muitas empresas buscam métodos inovadores para otimizar processos, bater metas e atingir seus objetivos estratégicos. No entanto, apesar de todas as ferramentas e recursos disponíveis, um fator permanece indispensável e, muitas vezes, negligenciado: a comunicação assertiva.
Recebi certa vez um pensamento que me marcou profundamente: “90% dos problemas das empresas são problemas de comunicação”. Essa frase, pensamento, resume um desafio cotidiano de organizações de todos os portes e segmentos. Dificuldades em alinhar equipes, conflitos internos, ameaças externas, retrabalho, perda de produtividade e insatisfação de clientes geralmente têm, como raiz, falhas na troca de informações, interpretações equivocadas ou ausência de feedbacks claros.
A comunicação assertiva vai muito além de falar ou ouvir. Trata-se de compartilhar informações de forma clara, objetiva e respeitosa, criando um ambiente de confiança onde todos se sentem ouvidos e compreendidos.
Quando a comunicação é bem estruturada:
Empresas que investem na construção de uma cultura organizacional pautada em comunicação transparente e assertiva colhem frutos diretamente ligados ao desempenho: alcance de metas, engajamento dos colaboradores e excelência no atendimento ao cliente.
Antes de buscar soluções mirabolantes, mágicas, para os desafios empresariais, vale a reflexão: como está a comunicação dentro da sua organização? Incentivar feedbacks, abrir canais de diálogo e valorizar a escuta ativa pode ser o passo que faltava para transformar problemas em oportunidades e superar obstáculos rumo ao sucesso. Porque, no final das contas, comunicar-se bem é mais do que transmitir informações. É conectar pessoas, alinhar expectativas e construir juntos um caminho de conquistas.
Se 90% dos problemas das empresas são originados por falhas de comunicação, os 10% restantes representam a oportunidade de potencializar ainda mais as ações assertivas, fortalecer vínculos e consolidar uma cultura de diálogo aberto. Resolver questões de comunicação verbal, não verbal e escrita é mais do que eliminar ruídos: é criar espaço para a inovação, o crescimento e o sucesso coletivo. Ao focar nesses 10%, transformamos desafios em aprendizados e alcançamos uma comunicação verdadeiramente estratégica que é capaz de impulsionar pessoas, equipes para alcançarem resultados positivos.
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…
Por Heuller Roosewelt Silva Melo (*) plenitude da nossa sociedade depende intrinsecamente da…
O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da…
Por Antônio Carlos Garcia (*) Ecossistema Local de Inovação (ELI) da Grande…
O Governo do Estado informa que, na próxima quinta-feira, 20, em virtude do feriado…
Por Diego da Costa (*) final de 2025 se aproxima, e com ele…