Categorias: Cidades

Comerciantes são contra mudança na avenida Nestor Sampaio; MP-SE fará audiência na segunda, 12

Compartilhe:

A decisão da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de transformar em mão única a avenida Nestor Sampaio, no bairro Luzia,  não agradou aos comerciantes. Hoje pela manhã, o presidente da Federação dos Conselhos de Segurança do Estado de Sergipe, Ailton Figueiroa, percorreu a avenida e anunciou, num carro de som que, na próxima segunda-feira, 12, às 10 horas, eles terão uma audiência sobre o assunto com o promotor de Justiça, Eduardo Matos.

Com um abaixo-assinado, Ailton explicou que os empresários e moradores na avenida não querem a mudança, porque trará prejuízos e transtornos para toda a comunidade. Ele conta que o superintendente da SMTT, Renato Telles, se comprometeu em não fazer nenhuma mudança na Nestor Sampaio, numa audiência que ocorreu no Ministério Público Estadual no dia 7 de outubro do ano passado.

Assista ao vídeo

Ailton diz que os empresários defendem que a prefeitura sinalize toda a via, que só há dois quebra-molas em frente ao Colégio Purificação.  “Não tem semáforo, não tem placas, não tem nada”, afirmou.

Ao longo da avenida Nestor Sampaio existem cerca de 200 comerciantes, que empregam 95% da população do bairro Luzia e adjacências, há um número expressivo de condomínios e, na visão de Ailton, “todos serão impactados com uma mudança”.

A empresária Sônia de Souza Dantas, da Delicatessen Regina, disse que a mudança no trânsito é uma “grande tristeza, uma grande perda”. Ela achava que não ocorreria essa mudança, mas alertou que há muitas pessoas se mobilizando. “Fizemos um abaixo-assinado para que não houvesse mudança”, disse. Na segunda-feira, Sônia participará da reunião no MP-SE.

Ouvir a população

O promotor de Justiça, Eduardo Matos, responsável pela promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo, confirmou a audiência da segunda-feira, e lembrou que, além do procedimento no MP, há uma ação judicial tramitando. “Vínhamos tentando uma conciliação. Queríamos uma audiência pública para ouvirmos toda a comunidade, mas com a pandemia não foi possível. Agora, a SMTT decidiu mudar o sentido na avenida”, disse Eduardo.

A ação a que Eduardo Matos se refere foi movida pelo empresário Antônio Mendonça, proprietário do Posto Auto Center, que fica entre as avenidas Nestor Sampaio e Hermes Fontes. Mudar o sentido da avenida Nestor Sampaio é um desejo antigo da Prefeitura Municipal de Aracaju: se arrasta há 17 anos.

O promotor de Justiça  explicou que ingressou no processo com fiscal da lei e pede uma perícia na avenida e audiência pública. “Estou aguardando a decisão do juiz nesse sentido”, disse Eduardo que defende os seguintes pontos: primeiro, escutar a comunidade para saber a opinião dela;  segundo, será que a rua Nelson Hungria vai suportar o fluxo de veículos?

Particularmente, o  promotor Eduardo Matos entende que a rua Nelson Hungria não tem capacidade de suportar o tráfego, principalmente porque a avenida Nestor Sampaio é muito longa. “Uma coisa é trocar o sentido numa via de 800 metros. Outra coisa é mexer numa avenida de três ou quatro quilômetros”, ponderou.

Mesmo com uma ação tramitando na Justiça e com um procedimento no MP, a Prefeitura pode fazer as mudanças planejadas na avenida Nestor Sampaio e adjacência, pois, administrativamente, tem o poder discricionário. Uma decisão da Justiça, também, pode determinar que a Prefeitura deixe tudo como está.

Sem êxito

Sobre a ação judicial, a SMTT divulgou a seguinte nota: “Os autores das ações judiciais ingressadas contra a SMTT de Aracaju não tiveram êxito na medida liminar, a fim de impedir a alteração do fluxo viário na Nestor Sampaio e Nelson Hungria. Para a alteração, a SMTT fez um minucioso estudo técnico, que mostra a necessidade de mudanças na região para a melhoria da fluidez do trânsito”.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

9 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

9 horas atrás

Sergipe tem alerta de chuvas válido para as próximas 48 horas

Com a possibilidade do acumulado ultrapassar os 50 milímetros por dia, um alerta de chuvas…

10 horas atrás

Equipe do Corpo de Bombeiros que seguia para o Rio Grande do Sul sofre acidente na Bahia

  O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) informa que parte da…

12 horas atrás

Sergipe participa de 6º Encontro dos Brasileiros da FGV Energia nos Estados Unidos

Neste domingo, 5, uma comitiva do Governo do Estado participou da 6ª edição do Encontro…

16 horas atrás

Bombeiros de Sergipe iniciam missão para trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

O Gabinete de Gerenciamento de Crise, formado pelos comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros do Brasil,…

1 dia atrás