Esportes

Começa domingo, em Aracaju, a primeira etapa do Circuito Sergipano de Skimboard

Compartilhe:
Colunista esportivo Charles Hardman

Neste domingo (08), próximo ao farol, na praia da Coroa do Meio, em Aracaju, acontece a 1ª etapa do Circuito Sergipano de Skimboard. A competição, que será promovida pela equipe Caba da Peste, terá início às 10 horas. As inscrições podem ser feitas até o meio dia do sábado, no direct cabadapesteskim do Instagram ou através do contato telefônico 9.9928-4865. Os interessados terão que pagar o valor de R$ 5,00 pela categoria escolhida: iniciante, amador e open.

O surf skimboard surgiu perto do ano de 1930, na praia de Laguna Beach, no estado americano da Califórnia. A prática dessa modalidade esportiva deriva do antigo “Sonrisal”, uma espécie de prancha redonda feita de madeira. No Brasil, o esporte já é bastante difundido nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Bahia.

Para Ítalo Ramond, atleta e integrante da Caba da Peste, o skimboard sergipano vem crescendo por causa do número positivo de adeptos. “Em média são entre 15 e 18 atletas que treinam diariamente ou somente nos finais de semana, além de comparecerem aos eventos”, afirmou.

Lucas Fink,  primeiro brasileiro a ser  campeão mundial

De acordo ainda com Ítalo, o esporte é novo em Sergipe e há seis anos, quando ele começou, tinham muito poucos skimmers. No entanto, acredita que devido o atleta Lucas Fink ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial muita gente passou a conhecer mais o skimboard. No ano passado, o carioca Lucas Fink subiu ao pódio e ergueu o troféu exatamente enquanto comemorava o aniversário de 21 anos. O mundial aconteceu em Vilano Beach, na Flórida.

 

Apesar disso, Ítalo lamenta que a classe empresarial sergipana ainda não tenha despertado o interesse para apoiar o esporte o que resulta numa premiação mais simbólica. “Normalmente são brindes, medalhas e troféus. A cada ano que passa a gente vai tentando melhorar isso. Porém, no domingo que vem apenas os 1º, 2º e 3º colocados receberão troféus sem mais outro tipo de prêmio”, comentou.

Como surfar

O princípio básico para a prática esportiva consiste em correr e lançar a prancha no espelho d’água com o fim de deslizá-la em direção à arrebentação, sendo esta a parte da praia onde as ondas se quebram.

“A gente pode até dizer que é uma parada fácil, mas não é. O principal é a determinação, porque logo no começo você tem que aprender o ‘drop’. Isto é correr em direção a onda e jogar prancha rapidamente para subir nela, além de manter-se equilibrado. Como ela não possui quilhas, o equilíbrio e a base da direção praticamente são os quadris e o tronco”, explicou Ítalo Ramond.

“Além disso, o skimboard requer do atleta o esforço das pernas. Isso porque exige muito arranque. Então, devemos ter uma boa preparação de musculação para o ganho de força e também de fisioterapia atuando no tratamento e prevenção de lesões”, completou.

Compartilhe:
Charles Hardman

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

3 horas atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

3 horas atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

4 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

4 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

22 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

22 horas atrás