Categorias: Cidades

CLT é preferência de 36,3% dos brasileiros que buscam emprego

Compartilhe:

Apesar do barulho das redes sociais, 36,3% dos brasileiros que buscaram emprego recentemente preferem trabalhar com carteira assinada (CLT), segundo pesquisa realizada entre 10 e 15 de outubro de 2025, pelo Instituto Nexus, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país.

O levantamento mostra que o modelo formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho, segue como o mais atrativo para mais de um terço dos trabalhadores, mesmo diante do avanço de novas formas de ocupação. De acordo com o estudo, o acesso a direitos trabalhistas e à Previdência Social continua sendo um diferencial relevante no mercado.

“Embora novas modalidades de trabalho estejam crescendo, como aquelas vinculadas a plataformas digitais, o trabalhador ainda valoriza o acesso a direitos trabalhistas, estabilidade e proteção social, que continuam, portanto, sendo um diferencial relevante mesmo em contexto de maior flexibilização das relações de trabalho”, afirma Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

Entre as principais preferências apontadas na pesquisa, 36,3% optam pelo emprego com carteira assinada (CLT), enquanto 18,7% apontam o trabalho autônomo como melhor opção. Outros 12,3% consideram o emprego informal mais atrativo, 10,3% têm interesse em trabalho por plataformas digitais, 9,3% preferem abrir o próprio negócio e 6,6% optam por atuar como pessoa jurídica (PJ). Além disso, 20% dos entrevistados afirmaram não ter encontrado oportunidades atrativas.

Prioridade dos jovens

Entre os jovens, a preferência pelo emprego formal é ainda mais expressiva, refletindo a busca por segurança no início da carreira. O maior índice aparece entre trabalhadores de 25 a 34 anos, dos quais 41,4% preferem o regime CLT, seguido pelos jovens de 16 a 24 anos, com 38,1% também priorizando o modelo. Segundo Claudia Perdigão, o emprego formal oferece maior estabilidade para quem está começando a vida profissional.

O trabalho por meio de plataformas digitais, como motorista ou entregador de aplicativos, é visto majoritariamente como complemento de renda. Segundo o levantamento, apenas 30% consideram essa atividade como principal fonte de sustento.

A pesquisa também aponta um elevado nível de satisfação entre os trabalhadores, o que ajuda a explicar a baixa busca por novas oportunidades. Ao todo, 95% dizem estar satisfeitos com o emprego atual, sendo que 70% se declaram muito satisfeitos, enquanto 4,6% estão insatisfeitos e 1,6% muito insatisfeitos.

A mobilidade no mercado é limitada: apenas 20% buscaram outro emprego recentemente. Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse percentual sobe para 35%, enquanto entre trabalhadores com mais de 60 anos cai para 6%. O tempo no emprego também influencia esse movimento: 36,7% dos que estão há menos de um ano no trabalho buscaram nova vaga, contra apenas 9% daqueles com mais de cinco anos na mesma função.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Feriado de 7 de setembro: confira o funcionamento dos serviços estaduais, municipais e de shoppings de Aracaju

Em razão do feriado nacional da Independência do Brasil, celebrado nesta segunda-feira, 7 de setembro,…

4 horas atrás

BC proíbe publicidade em comprovantes do Pix a partir de março de 2027

Os comprovantes de pagamento do Pix não poderão incluir publicidade, ofertas comerciais, links externos nem…

13 horas atrás

Ele, João Alves Filho, descrito por eles

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   m novembro de 2020, pelo jornal Correio…

16 horas atrás

Produção de petróleo recua em Sergipe, mas gás natural cresce 16,1% no ano

A produção de petróleo em Sergipe voltou a recuar em julho, enquanto a extração de…

1 dia atrás

Senado: oposição obstrui e fim da escala 6×1 não vai a plenário

Sem ter segurança sobre os votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC)…

2 dias atrás

CCJ do Senado aprova PEC que acaba com jornada 6×1

  A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), por votação…

2 dias atrás