Município de Barra dos Coqueiros
Quebrar paradigmas, conversar com a comunidade, usar as mídias sociais em benefício de todos e fomentar a mobilização social para identificar os problemas dos bairros. Estas são as metas do capitão da Polícia Militar, Jailson Santos de Araújo, comandante da 4ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Comunitária, para os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, cujo policiamento é de sua responsabilidade. Pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), capitão Jailson participou, recentemente da primeira edição do Curso Multiplicador de Polícia Comunitária – Sistema Koban (japonês), em Belo Horizonte (MG). Ele foi o único oficial sergipano a participar desse evento.
Segundo ele, o curso o fez perceber que os órgãos de Segurança Pública precisam se reinventar, criar novos modelos de atendimento para atingir seu destinatário final, o cidadão. Para isso, tais órgãos necessitam conhecer os problemas que afligem determinada comunidade, mas somente ficarão a par disso com aproximação. “Por isso, a filosofia de Polícia Comunitária se mostra uma estratégia eficiente porque mobiliza as pessoas para cuidarem do espaço onde moram. E a fixação do policial em determinado bairro, faz com que o morador o conheça, e por sua vez, o policial conheça a dinâmica e a rotina desses moradores, agindo rapidamente caso alguma coisa de anormal seja detectado por ele durante o patrulhamento”, explicou.
Além disso, observa o capitão que comanda 68 pessoas, as redes sociais devem ser usadas em benefício de todos, a exemplo do aplicativo Whats App, como ele viu em Minas Gerais durante o curso. “Criamos um grupo da Atalaia Nova, um no Jatobá e outros para os povoados’, explicou o capitão Jailson. Ele assegura que o Whats App é uma ferramenta interessante se bem utilizada. “Entrevistei um morador em Minas, dono de um açougue, e ele me confidenciou que saiu do grupo porque algumas pessoas mandavam coraçõezinhos, essas coisas”, afirmou.
A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…
Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…