Categorias: Cidades

Bailarina Lu Spinelli morre aos 64 anos

Compartilhe:

A bailarina, professora e coreógrafa, Lu Spinelli, morreu na quarta-feira, 11, aos 64 anos e deixa dois filhos. Ainda não foi divulgada, pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), a causa morte, mas a suspeita é que ela tenha tido um infarto fulminante. Como Lu tinha um compromisso e não compareceu, os alunos começaram a lhe telefonar, mas ela não atendia. Preocupados, foram até a casa, chamaram-na e como ninguém respondia, decidiram arrombar a porta, encontrando-a morta na cama.

Ela iria completar 65 anos no dia 25 de novembro e planejava fazer um aulão aberto para toda comunidade a fim de comemorar o aniversário. O ator e amigo de Lu, Lindolfo Amaral, acredita que ela se deitou após o almoço e faleceu. O ventilador do quarto estava ligado.

Lu Spinelli comandou a Escola Studium Danças e era integrante do Conselho Estadual de Cultura e delegada do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD). O corpo da bailarina esta sendo velado no Teatro Tobias Barreto em Aracaju.

A Prefeitura Municipal de Aracaju divulgou uma nota lamentando a morte da bailarina. Segundo a nota, “Lu Spinelli, que chegou em Sergipe em 1971, nos agraciou com seu modo inovador na arte de interpretar a dança moderna e contemporânea. Tia Lu, como era carinhosamente chamada pelos alunos, foi a responsável pela formação de dezenas de mestres exportando talentos para diversos estados brasileiros e inclusive locais fora do país”.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, também lamentou a morte da bailarina destacou o pioneirismo dela. “Temos perdido grandes amigos este ano. Lú foi uma grande agitadora cultural, elevou o nome do nosso estado através da dança. É preciso coragem para viver da arte. Determinação nunca faltou a Lú: pioneira na dança moderna em Aracaju, criou uma escola de dança e foi referencial de cultura. Que Deus possa confortar a família”.

Em 2011, o Governo do Estado homenageou a produtora cultural, bailarina e professora de dança, durante a quinta edição da Semana Sergipana de Dança, pelos seus 40 anos (na época) de formação em Sergipe, através dos cursos livres oferecidos em sua escola de dança.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Moradores de Lagarto aprovam serviços da 46ª edição do ‘Sergipe é aqui’

  A cidade de Lagarto foi palco, na última sexta-feira, 25, da 46ª edição do…

15 horas atrás

Governo do Estado renova parceria com a Casacor Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e…

17 horas atrás

Um dia no Aeroclube de Sergipe

  Professor Manuel Luiz Figueiroa   ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…

2 dias atrás

Jornalismo que se aprendia no olhar e se aperfeiçoava na convivência

Por Everaldo Goes (*)   cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…

2 dias atrás

Rosa Faria: arte e história como missão 

  Por Acácia Rios (*)   Quero morrer ocupando minhas mãos.  Em uma delas, levarei…

3 dias atrás

Moura Dubeux lança linha Mood e complexo residencial na zona sul de Aracaju

A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…

4 dias atrás