Papa Francisco Foto: Foto: reprodução/ Arquidiocese de Aracaju
A Arquidiocese de Aracaju realiza, nesta segunda-feira, 21, uma missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, falecido na manhã de hoje, no Vaticano. A celebração está agendada para as 16h30, na Catedral Metropolitana de Aracaju, sob a presidência do arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes da Silva.
Em nota oficial, Dom Josafá manifestou profundo pesar pelo falecimento do pontífice e conclamou os fiéis a se unirem em oração. Como expressão de luto e comunhão com a Igreja em todo o mundo, ele solicitou que os sinos das igrejas da Arquidiocese repiquem ao meio-dia, no horário de Brasília.
A celebração será realizada com paramentos litúrgicos na cor roxa, tradicionalmente associada ao luto na Igreja Católica. O arcebispo ressaltou que este é também um momento de esperança, ao se referir à morte do Papa como sua “páscoa” — expressão que simboliza a passagem para a vida eterna.
O arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom Josafá Menezes da Silva, divulgou uma nota lamentando a morte do papa Francisco. Na mensagem, dirigida ao clero e aos fiéis leigos da Arquidiocese, ele afirma ter recebido com pesar, mas também com esperança, a notícia da “páscoa do Santo Padre”. Em sinal de luto e comunhão com a Igreja em todo o mundo, o arcebispo solicitou que os sinos das igrejas da arquidiocese repiquem ao meio-dia, no horário de Brasília.
A data da morte do papa coincide com a chamada “Segunda-feira do Anjo”, celebrada na tradição litúrgica como extensão do tempo pascal. O arcebispo destacou esse simbolismo ao afirmar que “o fulgor da Páscoa do Ressuscitado também abraça o mui caro Papa Francisco”.
Francisco liderou a Igreja Católica por doze anos, sendo o primeiro pontífice da América Latina. Ao encerrar a nota, Dom Josafá exortou os fiéis a oferecerem orações e boas obras pelo descanso eterno daquele que, segundo ele, exerceu com dedicação o papel de Vigário de Cristo.
Professor Manuel Luiz Figueiroa ra um sábado de manhã, o sol irradiava um…
Por Everaldo Goes (*) cena parece saída de um filme: dois jornalistas, cansados, mas…
Por Acácia Rios (*) Quero morrer ocupando minhas mãos. Em uma delas, levarei…
A Moura Dubeux, referência no setor imobiliário do Nordeste, lançou em Aracaju a linha Mood,…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) Na última terça-feira, 22, tive a…
O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira…