Os ônibus, que têm capacidade para até 75 passageiros, são do modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, e operam com emissão zero de CO₂ e ruído Fotos: Karla Tavares/Ascom PMA
Aracaju deu, nesta sexta-feira (27), um passo decisivo rumo a um modelo de mobilidade urbana mais moderno, limpo e inclusivo. Com a entrega de 15 ônibus 100% elétricos ao sistema de transporte público, a capital sergipana se tornou a primeira cidade do Nordeste a operar com frota urbana elétrica, sem qualquer aumento no valor da tarifa para a população.
A iniciativa, celebrada como um marco histórico pela administração municipal, é um compromisso com o presente e uma contribuição concreta para o futuro. Representa uma mudança estrutural em direção a um transporte mais eficiente, acessível, silencioso e livre de poluentes — com mais conforto e qualidade de vida para quem depende diariamente dos coletivos.
“É uma necessidade do presente e do futuro. Quem respeita o meio ambiente, quer ônibus elétricos. Quem respeita a vida das pessoas, quer ônibus elétricos”, afirmou a prefeita Emília Corrêa. Segundo ela, a entrega dos veículos atende a uma antiga reivindicação popular. “Um dos maiores gritos da população de Aracaju era o transporte público. Agora, a cidade dá esse exemplo de mobilidade e sustentabilidade com essa frota elétrica urbana, exatamente porque temos boa vontade e coragem. E a nova licitação que estamos conduzindo será feita para atender o povo”, ressaltou.
Os novos ônibus são do modelo Azure A12BR, fabricados pela TEVX Higer. Com capacidade para até 75 passageiros, os veículos operam com emissão zero de CO₂ e ruído, têm piso totalmente baixo, ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB em todos os assentos e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, destacou que a entrega representa uma virada de chave. “Aracaju deixa para trás uma frota antiga e sucateada e se torna a primeira capital do Nordeste com um sistema de transporte elétrico e ambientalmente responsável. Isso é um marco histórico”, afirmou. Ela também reforçou os impactos ambientais positivos da medida: “A ausência de emissão desses gases equivale ao plantio de 18 mil árvores por ano. Isso significa mais qualidade do ar, ruído zero e mais saúde para a população. Estamos mitigando corretamente frente às mudanças climáticas”.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe, lembrou que a renovação da frota — realizada em apenas seis meses — antecipou em mais de uma década o cronograma anterior. “O que a gente está fazendo em seis meses era prometido para 11 anos. É conforto, tranquilidade, cuidado com o meio ambiente. A prefeita Emília está cuidando rumo a uma nova Aracaju”, declarou.
Os ônibus elétricos serão distribuídos em dez linhas da cidade, garantindo que todas as regiões tenham acesso ao novo modelo. “Queremos ser a maior frota elétrica urbana proporcionalmente no Brasil. Ter mais ônibus elétricos por pessoa é um desejo da prefeita e da gente na SMTT”, completou Nelson.
A modernização também é comemorada pelo Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), que vê a ação como um passo claro em direção à qualidade e à inovação no transporte coletivo. “Quando pegamos o transporte em Aracaju, ele tinha uma idade média de 10 anos e meio. Agora passa a ser de 7 anos e meio. Estamos trazendo carros com ar-condicionado, o que nunca teve aqui. E dentro do consórcio, seguimos trabalhando para melhorar as linhas”, afirmou o diretor-executivo do CTM.
Presente na entrega, o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, reforçou o caráter pioneiro da frota. “É uma contribuição para o futuro das gerações. Trouxemos o que há de mais moderno no mercado. Os motoristas serão capacitados, e os ônibus vão rodar o dia todo, sendo recarregados à noite”, explicou.
A aquisição dos 15 ônibus elétricos faz parte de uma estratégia mais ampla da Prefeitura de Aracaju para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e modernizar a mobilidade urbana. A estimativa é que a nova frota evite a emissão de aproximadamente 1.650 toneladas de CO₂ equivalente por ano.
Durante o período de testes, os veículos circularam por diversos bairros da capital e receberam avaliações positivas da população. A infraestrutura de recarga será composta por sete carregadores elétricos, com custo de energia assumido pelas operadoras do sistema — cada uma ficará responsável por cinco ônibus.
A empresa TEVX ficará encarregada do treinamento técnico dos motoristas, garantindo segurança e eficiência desde o início da operação, previsto para julho.
Além dos ônibus elétricos, a nova gestão já colocou 68 ônibus com ar-condicionado em circulação — o que representa 14% da frota total da cidade. Pela licitação anterior, essa modernização só estava prevista para ocorrer até 2035, e com possibilidade de reajuste tarifário.
Com essa entrega, Aracaju consolida-se como referência em mobilidade sustentável no país, sendo a primeira capital nordestina a fazer da eletromobilidade uma realidade acessível e inclusiva.
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