Muitas pessoas foram admitidas no comércio de Aracaju Foto:Ronald Almeida/Secom PMA
A capital sergipana registrou saldo positivo de 1.007 empregos formais em junho de 2025, segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). O número representa um crescimento de 44,06% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o saldo havia sido de 699 vagas, ou seja, 308 postos de trabalho a menos.
De acordo com o levantamento, Aracaju contabilizou 6.995 admissões e 5.988 desligamentos no mês de junho. Com isso, o estoque total de empregos formais na capital chegou a 196.783 vínculos, uma variação positiva de 0,51% em relação ao mês anterior.
No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2025, Aracaju soma 4.274 novos postos de trabalho com carteira assinada, reforçando uma tendência de crescimento contínuo do mercado formal na cidade.
Entre os setores da economia, o maior destaque no mês foi o de Serviços, responsável pela criação de 665 vagas. Em seguida aparecem a Construção civil, com 186 empregos, e o Comércio, com 104 postos de trabalho gerados. Apenas a categoria “Não Identificado” apresentou saldo negativo, com a perda de um único emprego formal.
Para o secretário municipal da Fazenda, Sidney Thiago, os números são reflexo da força da economia local. “Aracaju vem mantendo um ritmo consistente na geração de empregos formais, com destaque para o setor de serviços, que acompanha o perfil da nossa economia. O desempenho positivo mostra que a gestão da prefeita Emília está compromissada com o ambiente de negócios e com políticas que estimulem o desenvolvimento econômico da cidade”, avalia.
O bom resultado de Aracaju acompanha também a tendência estadual e nacional. Em Sergipe, o saldo de empregos em junho foi de 2.407 vagas formais, resultado de 12.649 admissões e 10.242 demissões. O estado fechou o mês com um estoque de 348.849 vínculos, crescimento de 0,69% em relação ao mês anterior.
No cenário regional, o Nordeste teve saldo positivo de 36.405 empregos com carteira assinada, com variação de 0,45%. Já em nível nacional, o Brasil registrou 166.621 novos empregos formais em junho, com mais de 2,1 milhões de admissões. O estoque total no país atingiu 48,4 milhões de vínculos formais, crescimento de 0,35% no período.
Os dados reforçam o bom momento do mercado de trabalho em Aracaju e demonstram a eficácia das políticas públicas de incentivo ao emprego formal na capital sergipana.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…