Categorias: Cidades

Agricultora sergipana é vencedora do Prêmio AgroNordeste

Compartilhe:

Uma produtora rural do município de Graccho Cardoso, no Sertão Sergipano, foi reconhecida com o Prêmio AgroNordeste, em evento realizado nesta quinta-feira (24) no auditório da superintendência estadual do Banco do Nordeste, em Aracaju. Ela trabalha com bovinocultura de leite no território Sergipano do São Francisco, o único mapeado no estado pelo plano AgroNordeste do Governo Federal. Ao todo são 16 territórios, que receberam R$ 9,7 bilhões desde o lançamento do programa em 2019.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa participaram da solenidade de premiação, transmitida da sede da instituição, em Fortaleza (CE) para toda a área de atuação do BNB, que inclui a Região Nordeste e o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Local possui curral com calçamento e cocheira com cobertura

A produtora rural Maria Francisca da Silva, de Graccho Cardoso, duplicou a produção de leite depois de iniciar na linha de crédito Pronaf Mulher, em 2019. Antes, ela tirava leite com as mãos e os animais se alimentavam expostos ao sol. Hoje o local tem máquina ordenhadeira, o gado fica em um curral com calçamento e a alimentação é feita em uma cocheira com cobertura. Com todos os investimentos, a produção cresceu de 300 para 700 litros de leite por dia.

Maria Francisca é referência na gestão de recursos, devido ao controle diário de gastos e ao balanceamento da ração dos animais, para evitar desperdício. Ela trabalha ao lado do marido Evilásio e de dois irmãos. Com o aumento da qualidade do leite, a família passou a atender uma indústria local, que instalou dois tanques de resfriamento na propriedade.

O Pronaf Mulher é uma linha de crédito vinculada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, destinada a agricultoras integrantes de unidades familiares de produção. “A agricultora Maria Francisca representa uma série de mulheres que empreendem na área rural, que atuam diretamente na produção agrícola e pecuária, para manter o sustento da família e para levar alimentos de qualidade à mesa de todos”, disse o superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana.

AgroNordeste

O AgroNordeste é um plano de ação elaborado pelo Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região Nordeste. Lançado em outubro de 2019, conta com 301 municípios dos nove estados nordestinos, além de Minas Gerais e Espírito Santo.

O Prêmio AgroNordeste reconheceu as iniciativas de sucesso dentre os clientes financiados pelo Banco do Nordeste, por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Os critérios de escolha envolveram performance em organização de cadeias, ampliação e diversificação dos canais de comercialização, busca por pertinência social, ambiental e econômica, com ênfase em eficiência e o benefício social dos produtores rurais.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Ausência presente: O caminho para uma sucessão eficaz nas empresas médias

  Por Juliano César Souto (*)   sucessão nas empresas familiares de médio porte é…

2 horas atrás

Bolsonaro é preso preventivamente

  O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…

19 horas atrás

Banco do Nordeste integra o Fasc com palco especial

O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…

2 dias atrás

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

  Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…

2 dias atrás

José Rollemberg Leite Neto — serenidade e inteligência na Academia Sergipana de Letras

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   primeira vez que trocamos algumas palavras foi…

2 dias atrás

Orquestra Sinfônica de Sergipe celebra Dia da Consciência Negra no TTB

  A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…

2 dias atrás