Dona Judite partiu aos 89 anos Foto: Arquivo pessoal
Por Marcelo Oliveira (*)
A vida, em sua tessitura invisível, entrelaça destinos por meio da sociabilidade. É um dom humano de partilhar pensamentos, afetos e silêncios. Conhecemos almas, cativamos amizades, e muitas vezes sequer vislumbramos os rostos que lhes deram origem. Mas há aqueles cuja presença é tão intensa que, mesmo sem conhecermos seus genitores, sentimos o eco de suas raízes.
Jozailto Lima, jornalista de ofício e poeta por vocação, é um desses raros artesãos da palavra. Em sua escrita, não há apenas fatos, mas inquietação e alma. Ele não apenas informa: ele convoca o espírito a refletir, a sentir, a se mover. E hoje, rendemos a ele nosso abraço mais terno, pela partida de sua mãe, Dona Judite Oliveira Lima, que aos 89 anos encerrou sua jornada terrena, em 31 de agosto de 2025.
A imagem que guardo dela, e que muitos irão carregar, é de uma mulher com o sorriso largo, a alegria estampada como sol em manhã de feira. Na fotografia, ela caminha entre os mercados públicos de Aracaju, com uma bolsinha na mão, os cabelos brancos divididos ao meio e cortados rente ao pescoço, como quem carrega a sabedoria dos dias. Seu vestido de meia manga em V, com flores brancas sobre fundo negro, deixava entrever a leveza do corpo e a firmeza da alma. Nos pés, uma alpercata de duas tranças completava o retrato de uma mulher que, mesmo em simplicidade, exalava dignidade.
Jozailto, em sua dor contida, escolheu apresentá-la ao mundo no momento mais difícil, o da despedida. Informou, com a delicadeza que lhe é própria, sobre os ritos fúnebres em Várzea do Poço, terra baiana que agora guarda em silêncio o corpo de Dona Judite. Mas sua presença não se apaga. Ela persiste nos gestos, nos afetos, nas lembranças que habitam os corações daqueles que a conheceram, e mesmo dos que apenas a sentiram através do filho que ela criou.
(*) Doutor em Ciências Sociais, professor e editor de livros.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado (22). Em nota, a…
O Banco do Nordeste (BNB) integra a programação da 40ª edição do Festival de Artes…
Cerca de 249 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) primeira vez que trocamos algumas palavras foi…
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou, na noite de quinta-feira, 20 de novembro,…
O Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) começa hoje, 20 de novembro e segue…