Compartilhe:

 

Por Nilton Santana (*)

 

Este texto procurará ser simples e profundo assim como a calistenia é simples e profunda. Irei fazer o esforço para ser o mais sucinto possível, embora tente conter o entusiasmo pela prática.

A calistenia prepara o seu corpo com o peso do seu próprio corpo. É o desenvolver-se utilizando aquilo que você já possui. É acessível porque pode ser realizada em uma praça, em casa, em qualquer lugar.

Praticidade, acessibilidade e simplicidade são as palavras-chave da calistenia. Não existe a necessidade de equipamentos pesados de academia. Os equipamentos na calistenia são opcionais, poucos e tão leves que podem ser levados para qualquer ambiente. No atual momento, a minha pessoa utiliza uma barra, um banco, e só! Somente disso que eu preciso.

O iniciante poderá começar com exercícios simples e à medida que for evoluindo poderá crescer a complexidade das atividades. Geralmente, dividem a calistenia em três níveis de acordo com os exercícios: iniciante, intermediário e avançado. A esmagadora maioria dos calistênicos usam equipamentos leves para adicionar carga extra ao seu corpo ou para aumentar a dificuldade e o conforto de cada exercício de forma estratégica.

A calistenia e a consciência corporal estão intimamente entrelaçadas. O praticante deverá estudar o exercício, observar com atenção cada movimento e como está trabalhando cada músculo, tudo isso perdendo-se no bem-estar duradouro de modificar o próprio corpo enquanto cresce em saúde e beleza.

Confesso que apenas estou iniciando na calistenia, ainda tenho muito a evoluir, mas tenho visto em pouco tempo resultados tanto no corpo quanto na mente, pois a calistenia aumenta o bem-estar. Em outras palavras, acabamos abraçando agradáveis vivências.

A calistenia não é algo novo, a prática vem desde a antiguidade. Embora tenha se adaptado e se modificado com o passar do tempo, a calistenia possui sua origem na Grécia Antiga. Os gregos eram altamente focados no cuidado com o corpo e com a mente.

Penso que realmente devemos trabalhar o corpo e a mente. O corpo, porque prepara os músculos, inclusive para o avanço da idade, afinal todos queremos envelhecer com saúde. E a mente porque melhora a concentração, consciência corporal e autoconfiança. Podemos fazer da calistenia uma meditação. Na verdade, a nossa vida inteira deveria ser uma meditação e qualquer atividade pode ser o início disso, inclusive a atividade física desde que tenhamos prazer nela.

A calistenia é uma palavra de origem grega onde kallos significa “bonito”, e sthenos significa “força”, em tradução livre calistenia é “a beleza da força”. E essa beleza poderá ser destacada de várias formas, pois a força aprimorada é interior e exterior. Não existe oposição entre corpo e mente, o ser humano é holístico, o ser humano é integral. Por esse motivo, acredita-se que a calistenia tenha surgido na Grécia Antiga; é um treino voltado para o ser humano em sua completude.

Conquanto seja um entusiasta da calistenia ressalto que não sou o melhor exemplo de alguém com o corpo calistênico e nem o melhor exemplo de alguém que segue uma dieta para hipertrofiar o corpo. Sou apenas um iniciante que quer melhorar a saúde, aprimorar o corpo e a mente para poder aproveitar ao máximo os momentos que a vida concede, principalmente os momentos com a família. Em resumo, a intenção é ter um corpo atlético sem exageros e uma mente tranquila para poder realmente “viver”.

 

Compartilhe:
Nilton Santana

Nascido em Aracaju, professor de História, membro da Loja Estrela de Davi e amante dos estudos sobre religiosidades e mitologia

Posts Recentes

“Quando não há solução, solução tá dada”

  Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   a semana passada embarquei para as duas…

15 horas atrás

Presidente do TJSE assume o governo de Sergipe

O governador Fábio Mitidieri transmitiu, nesta sexta-feira (2), o cargo de chefe do Executivo estadual…

1 dia atrás

Previsão do tempo indica chuvas moderadas a intensas para o fim de semana em Sergipe

  O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado…

2 dias atrás

Papa Francisco — passado e futuro numa igreja peregrina e perseverante

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   Bispo de Roma está morto. Logo, outro…

2 dias atrás

Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

  Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

2 dias atrás

Vinícola sergipana quer produzir 10 mil litros este ano

  Por Antônio Carlos Garcia (*)   poucos quilômetros de Aracaju, no povoado Cajueiro, em…

2 dias atrás