Diego Araújo, do Sintrase: ação civil público contra o retorno às aulas presenciais Foto: Jadilson Simões/ Agência Alese
O Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) dará entrada, hoje, 19, numa ação civil pública solicitando à Justiça que não permita o retorno às aulas na rede estadual no próximo dia 17 de novembro. O presidente do Sintrase, Diego Araújo, defende que a retomada só deve acontecer com os parâmetros mínimos de segurança para a comunidade escolar. As aulas presenciais estão suspensas desde março, devido à pandemia da covid-19.
“Falta estrutura, faltam servidores públicos da área de limpeza para cuidar dos estabelecimentos”, disse Diego Araújo, ao acrescentar que o retorno às atividades escolares, ainda que somente para os alunos do ensino médio, prejudica não só a comunidade escolar, mas toda a população.
Na noite de domingo, 18, o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde mostrou mais 445 casos de covid-19 e cinco mortes. Ao todo, em Sergipe, 81.564 pessoas testaram positivo para a doença e 2.134 morreram. Dessas cinco mortes, três estavam sob investigação e foram confirmadas. Até o momento, 74.073 pacientes foram curados.
No dia 15 de outubro – justamente no Dia do Professor – o governador Belivaldo Chagas autorizou o retorno às aulas presenciais na rede pública a partir o dia 17, enquanto que nas escolas particular no dia 3 de novembro. A decisão foi tomada em reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE).
Os professores da rede estadual também não concordam com o retorno às aulas presenciais no dia 17. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ivonete Cruz, convocou uma assembleia virtual para quarta-feira, 21, às 9 horas, para discutir o assunto.
O principal assunto da pauta é ter um posicionamento da categoria a respeito da decisão do Governo de Sergipe em retomar as aulas presenciais. Questionado sobre uma possível ação na Justiça para suspender a retomada das aulas presenciais, o Sintese, através da assessoria de Comunicação, informou que não consta pauta, mas que se houver manifestação dos professores nesse sentido o tema será debatido.
A Iguá Sergipe assume, a partir de 1º de maio, a responsabilidade pela distribuição de…
Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio, a…
Cerca de 280 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências…
Por Diego da Costa (*) uando falamos em comunicação assertiva no Brasil, poucos…
Furto de energia é crime previsto em lei e traz prejuízos para a população com…
A prefeita Emília Corrêa assinou nesta segunda-feira, 28, o termo de intenções para a…