Categorias: Cidades

Sertão recebe maior reforço hídrico dos últimos anos com novas adutoras

Compartilhe:

Com investimento de mais de R$ 25 milhões da Iguá e da Deso, o Governo de Sergipe entregou, ontem, um pacote histórico de obras de abastecimento de água no sertão sergipano. As intervenções incluem novas adutoras, ampliação de sistemas integrados e modernização de estações de tratamento em Poço Redondo e Porto da Folha, beneficiando diretamente mais de 33 mil pessoas e reforçando a segurança hídrica de cerca de 170 mil moradores do semiárido.

Em Poço Redondo, a Iguá inaugurou a aguardada adutora do povoado Curralinho, uma demanda histórica da população após três décadas de espera. A obra recebeu investimento de R$ 14 milhões e possui 14 quilômetros de extensão, com capacidade de bombeamento de 136 metros cúbicos por hora. O sistema conecta a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Curralinho à sede do município, fortalecendo o abastecimento e reduzindo a dependência da adutora do Alto Sertão.

Reservatório da Iguá

Paralelamente, a Deso colocou em operação o novo Sistema de Abastecimento de Água de Poço Redondo, executado com recursos próprios de R$ 11,1 milhões. A estrutura inclui captação, uma adutora de 513 metros e uma moderna ETA com capacidade de operar 40 litros por segundo e reservatório de 500 mil litros.

Durante a entrega, o governador Fábio Mitidieri destacou a cobrança por agilidade nas obras e afirmou que o governo seguirá investindo em infraestrutura hídrica no estado.

“Estive no sertão tanto para cobrar quanto para reconhecer. Durante muitos dias e noites cobrei mais celeridade e investimentos da Deso e da Iguá, sempre pensando em dar uma resposta concreta à população sobre quando esse problema seria resolvido. Hoje, em Poço Redondo e Porto da Folha, posso dizer que encerramos um problema histórico”, declarou.

O prefeito de Poço Redondo, Josivaldo de Souza, o Vado Gavião, ressaltou a importância da entrega para o município. “Foram 30 anos de espera e em um ano a Iguá trouxe a adutora para nós”, afirmou.

As obras atacam um dos principais gargalos históricos da região: as frequentes interrupções e a baixa regularidade no fornecimento de água. Com a nova estrutura, a expectativa é garantir maior continuidade no abastecimento e melhorar a qualidade de vida da população sertaneja.

Porto da Folha amplia segurança hídrica no semiárido

Em Porto da Folha, os investimentos somam R$ 21,1 milhões entre obras executadas pela Deso e pela Iguá. O município recebeu a ampliação do Sistema Integrado do Semiárido e a nova adutora do povoado Lagoa do Rancho, ampliando o acesso à água tratada em comunidades historicamente afetadas pela escassez hídrica.

Inauguração da adutora no poovado Lagoa do Rancho

A ampliação do sistema da Deso recebeu R$ 16,1 milhões, financiados pelo Banco do Nordeste, e modernizou a ETA com tecnologia automatizada. A capacidade de produção foi ampliada para 400 litros por segundo, um aumento de 44%, elevando a oferta para 46 milhões de litros de água por dia.

O impacto da obra ultrapassa Porto da Folha e beneficia municípios como Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Carira, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pinhão, São Miguel do Aleixo e Pedra Mole, com previsão futura de expansão para Simão Dias, Ribeirópolis e Moita Bonita.

Já a nova adutora implantada pela Iguá recebeu investimento de R$ 5 milhões, possui dez quilômetros de extensão e atenderá cerca de 26 mil moradores do povoado Lagoa do Rancho. A estrutura tem vazão de 32,4 m³/h e foi iniciada em março de 2025 para enfrentar problemas históricos de abastecimento na região.

“Esse é um momento que consolida o trabalho da Iguá em Sergipe. Um trabalho que começou há um ano. Essa é uma obra emblemática, porque a cidade tinha um histórico de caixas d’água nas calçadas”, afirmou Fernando Vieira, diretor da Iguá Saneamento.

As entregas também mudaram a rotina dos moradores. “Acabou o sofrimento! Agora é água forte na torneira!”, comemorou o lavrador José Pedro Feitosa, morador da região. Já em Lagoa do Rancho, o agricultor Genival Barros da Silva celebrou o fim da dependência de caminhões-pipa.

As intervenções integram a estratégia do Governo de Sergipe para ampliar a segurança hídrica no semiárido, garantindo abastecimento contínuo, desenvolvimento regional e mais qualidade de vida para a população do sertão.

 

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Fabricação de produto alimentício gerou mais emprego em 2024, diz IBGE

  A atividade de fabricação de produtos alimentícios foi a que mais empregou no Brasil…

44 minutos atrás

INSS amplia exigência de biometria para concessão de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai ampliar a exigência de cadastro…

19 horas atrás

Segundo lote de restituição do IRPF 2026 pode ser consultado amanhã

A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do…

2 dias atrás

Brasil registra uma tentativa de fraude digital a cada cinco segundos, aponta Serasa Experian

A edição mais recente do Mapa da Fraude da Serasa Experian identificou 1.495.696 tentativas de…

2 dias atrás

A Armadilha de Tucídides

  Por Manuel Luiz Figueiroa (*)   chamada “Armadilha de Tucídides” nasce da reflexão do…

3 dias atrás

Parada no estaleiro

  Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)   pós longo tempo sem férias, tirei…

4 dias atrás