Categorias: Cidades

SergipePrevidência e IEL iniciam ações para ampliar o nível da Certificação Nacional do Pró-Gestão

Compartilhe:

Após parceria firmada, o SergipePrevidência e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) iniciam a execução das ações preparatórias em busca da ampliação de Nível do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão) do ICQ-Brasil. Para isso, a diretoria do SergipePrevidência e o superintendente do IEL, Rodrigo Rocha, se reuniram, nesta segunda, 8, com os colaboradores do órgão estadual para apresentação do cronograma e das atividades a serem executadas.

O Pró-Gestão visa avaliar a capacidade de gestão e de modernização de sistemas previdenciários em todo o país, por meio da utilização de boas práticas de governança, da administração de recursos e da gerência geral das instituições e sistemas previdenciários. Em 2018, Sergipe foi o terceiro estado brasileiro a receber a Certificação Nível 1, concedida, até então, para o Rio de Janeiro e Alagoas.

De acordo com Rodrigo Rocha, primeiro, foi realizada uma reunião com a diretoria do SergipePrevidência, a respeito do alinhamento do que seria feito, após a assinatura do contrato de consultoria com o IEL. “Agora, estamos executando, de fato, essa parceria. Essa reunião é o primeiro passo da execução do contrato, é quando conversamos e combinamos as ações e seus respectivos prazos com a equipe de gerentes e de assessores, compromisso que é essencial para alcançarmos nosso objetivo principal, que é ampliarmos nosso nível da Certificação do Pró-Gestão”.

José Roberto de Lima, diretor-presidente do SergipePrevidência, explica que a proposta de buscar ampliar o Nível da Certificação nacional do Pró-Gestão é com o intuito de melhorar a gestão e padronização de cada serviço previdenciário estadual. “Em termo de procedimentos, o que deve ser feito, como e quando, desde o início do pedido de uma informação ou de um processo até a sua finalização. Nosso intuito, com essa certificação, é facilitar a vida dos nossos segurados, os servidores ativos e inativos, pensionistas e dependentes previdenciários; além de padronizar e melhorar a gestão das nossas as atividades previdenciárias”, ressalta.

Itens avaliados 

No pilar da Governança Corporativa, são avaliados: planejamento, código de ética, definição de limites e alçadas, ouvidoria, diretoria executiva, conselho fiscal, conselho deliberativo, relatório de gestão atuarial, política de investimentos, comitê de investimentos transparência (site), segregação de atividades, mandato, representação e condução, além do relatório de governança corporativa.

As avaliações do Controle Interno abrangem: mapeamento das áreas da RPPS, compensação previdenciária, manualização das áreas do RPPS, estrutura do controle interno, política de segurança da informação, capacitação e certificação de gestores e servidores da área de risco, gestão e controle de dados cadastrais; políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor, e por fim, a gestão de pessoas.

Referente à Educação Previdenciária, os critérios avaliados são o plano de ação de capacitação, além das ações de diálogo com os segurados e sociedade.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Cartórios de Notas de Sergipe totalizam 45 solicitações de doações de órgãos em 30 dias

Passados 30 dias do lançamento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), disponibilizada pelos…

2 horas atrás

Comentando a “Comunicação Não Violenta”

Por Valtênio Paes de Oliveira (*)   uma época em que a prática da violência…

2 horas atrás

Fundat oferta 1.500 vagas para oficinas online de qualificação profissional no mês de maio

  A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho…

3 horas atrás

Madonna, alegria despudorada

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   rainha do pop levou para as areias de Copacabana,…

3 horas atrás

Aracaju se prepara para receber a 18ª edição do Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo

  Aracaju será palco da 18ª edição do Brasil Sabor, promovido pela Abrasel. O evento,…

21 horas atrás

Gaúchos que residem em Sergipe se mobilizam para ajudar conterrâneos

  Uma tragédia sem precedentes no Rio Grande Sul - com 83 mortes confirmadas, 111…

21 horas atrás