Negócios

Sergipe tem protagonismo no setor de gás, diz presidente da Abegás; Aracaju sedia o Encontro dos Distribuidores de Gás do Nordeste

Compartilhe:

“Estamos discutindo temas importantes como o cenário para Sergipe em 2026, que será um ator importante na produção de petróleo e gás e vai facilitar bastante a vida dos consumidores, mas também para levarmos gás para outras regiões do Nordeste e até do Sudeste”. A explicação é do presidente da Sergás, Valmor Barbosa, que está participando no Vidam Hotel, em Aracaju, do Encontro dos Distribuidores de Gás do Nordeste. A reunião prossegue até amanhã, com uma visita à Unigel, antiga Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados), e mais debates sobre o segmento. Participam dirigentes de distribuidoras, oito dos nove estados nordestinos. O do Maranhão não pôde comparecer.

De acordo com Valmor, Sergipe terá uma importância grande por ter gás muito próximo, pagará menos tarifa de  transporte e reverterá esse benefício com tarifas mais baratas para o consumidor. “A composição do preço do gás não é só gás. Você tem o valor da molécula do gás, do transporte no gasoduto. Recebemos hoje gás do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia e esse transporte tem um custo. Então, quando você tem menos custo, tem condições de baratear para o consumidor”, explicou. A Sergás atende a 34.600 clientes em Sergipe, através de 256 quilômetros de gasodutos.

Valmor Barbosa reuniu colegas de todo o Nordeste para discutir gás natural

No dia 1º de maio, o gás teve um reajuste de 19%, válido até o dia 31 de julho e Valmor acredita que a partir de 2023, com o aumento na concorrência de supridores, o preço para o consumidor final tenderá a baixar. “No Brasil nós só tínhamos como supridor a Petrobras, mas já temos hoje outros sete”, lembrou o presidente da Sergás, ao acrescentar que no caso de Sergipe são três: Petrobras, Unigel e Galp. “E estamos atrás de novas empresas. A Bahia tem oito supridores. É uma coisa muito boa comprar gás de outras distribuidoras, mas por enquanto a população não sente isso pois é muito recente”, destacou.

Protagonismo

Hugo Figueiredo destaca importância de Sergipe

O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Hugo Santana de Figueiredo Júnior, disse que Sergipe tem se colocado no protagonismo no setor de gás natural.

“Vemos com bons olhos o movimento de exploração em Sergipe nos próximos cinco anos, com um potencial muito grande em águas profundas e que devem garantir mais de 12 milhões de metros cúbicos por dia no mercado nacional e para as distribuidoras do Nordeste, que terão acesso a essa fonte importante”, ressaltou Hugo Figueiredo.

Ele afirmou que a Abegás acompanha de perto todo a movimentação no mercado nacional e no mundo, a exemplo da guerra entre Rússia e Ucrânia, e faz reuniões periódicas. Além disso, Hugo Santana observa a situação na Bolívia (YPFB) que aumentou a venda de gás para a Argentina e reduziu a entrega para a Petrobras em 30% (seis milhões de metros cúbicos/dia), o que pode elevar o custo.

“Isso [a redução de oferta de gás da Bolívia] vai agravar ainda mais a situação no mercado nacional. Vamos lembrar que agora em julho vai entrar o Gasoduto Rota 3, da Petrobras, que deve amenizar o efeito da oferta restrita, de modo que esperamos que as negociações com a Petrobras tenham oferta compatível com a que o mercado tem capacidade de absorver neste ano de 2022. O Gasoduto Rota 3 tem cerca de 355 quilômetros de extensão total, sendo 307 km correspondentes ao trecho marítimo e 48 km correspondentes à parcela terrestre.

Hugo Figueiredo destacou que todos esses temas são sempre discutidos. “Há 15 dias estivemos numa reunião em São Paulo e hoje pela manhã fizemos uma reunião virtual com os representantes das distribuidoras do Brasil. E no Nordeste fazemos reuniões trimestrais acompanhando o movimento no mercado nesta região”, explicou. Nos dias 24 e 25 de março, o encontro das distribuidoras de gás foi em Fortaleza.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Networking na era pós-pandemia: Conectando-se e prosperando em um mundo remoto

Por Cleomir, Consultor de Marketing Digital (*)   mundo pós-pandemia trouxe consigo diversas mudanças na…

10 horas atrás

Grupo Técnico de Eventos do Governo do Estado se reúne para desenvolver atuação estratégica nos festejos juninos

Sergipe já se prepara para realizar uma programação junina ainda maior e mais estruturada. Nesta…

10 horas atrás

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuva para as próximas 24h

No início da tarde desta terça-feira, 23, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra…

1 dia atrás

Houve um tempo…

Por Luiz Thadeu Nunes (*)   ebobinando a memória, me transportei no tempo, mergulhei no…

1 dia atrás

Governo de Sergipe abre inscrições para o concurso público da Adema

  O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), abriu…

1 dia atrás

Prefeito Edvaldo condecora personalidades com a Ordem do Mérito Serigy e Medalha Inácio Barbosa

A noite desta segunda-feira, 22, foi de homenagens em reconhecimento ao trabalho de personalidades em…

1 dia atrás