Governador de Sergipe Fábio Mitidieri com comitiva sergipana e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard Foto: Secom/Governo de Sergipe
O início da licitação das plataformas FPSO do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP) e o descomissionamento de plataformas em águas rasas foram os principais temas da reunião entre a comitiva de Sergipe e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta segunda-feira, 5, durante a Offshore Technology Conference (OTC) 2025, em Houston, nos Estados Unidos. O encontro marcou o primeiro dia de atividades do maior evento mundial do setor de petróleo e gás.
Além desses temas, foram debatidos o estudo sobre a retomada da produção do Polo Sergipe Águas Rasas por meio de operador privado, a operação do Terminal Marítimo Inácio Barbosa e parcerias para qualificação de mão de obra no setor de óleo e gás.
“Estamos aqui em Houston, e mais uma vez Sergipe tem lugar de destaque. Tivemos uma reunião produtiva com a presidente Magda Chambriard, tratando do SEAP, da Fafen e do início da exploração do gás. São boas novas para o estado. Sergipe é novamente um dos principais temas da OTC, graças ao seu potencial de produção, com estimativa de 18 milhões de metros cúbicos por dia”, destacou o governador Fábio Mitidieri.
A licitação de dois navios que farão parte do projeto SEAP também foi tratada como prioridade, com previsão para ocorrer em agosto. “Já temos empresas confirmadas, e a expectativa é positiva para que esse novo ciclo de desenvolvimento econômico chegue a Sergipe por meio da exploração do gás”, afirmou o governador.
A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, enfatizou o papel da cooperação institucional. “Não conseguimos fazer nada sem a ajuda de todos os nossos parceiros. Precisamos de uma cadeia fortalecida para buscar um futuro melhor”, disse.
Além da Petrobras, a comitiva sergipana cumpriu agendas com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que incluiu discussões sobre a tarifa de Transporte de Curta Distância para estados produtores e o novo Plano de Desenvolvimento do SEAP. Em parceria com a ANP e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), também foi debatida a instalação de um data center de grande porte e um centro de pesquisas e formação de profissionais em Sergipe.
Com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o foco foi a qualificação de profissionais para atuação em campos terrestres e no próprio projeto SEAP.
No discurso de abertura do Pavilhão Brasil, o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, citou a importância de Sergipe como nova fronteira energética do país. Ele destacou o potencial da Bacia Sergipe-Alagoas, onde a Petrobras projeta explorar petróleo em águas profundas.
O governador Fábio Mitidieri reforçou que o governo estadual já vem estruturando políticas públicas para garantir que os frutos desse novo ciclo econômico beneficiem a população sergipana. “Criamos um fundo de desenvolvimento que obriga os recursos dos royalties a serem aplicados na diversificação da economia. O gás é um bem finito, e precisamos usar essa janela de oportunidade para gerar emprego, renda e crescimento sustentável”, pontuou.
O poder do copy persuasivo com CTA Por Diego da Costa (*) Em…
Por Cleomir Santos (*) A plataforma segue os passos de X, Facebook e…
Por Antônio Carlos Garcia (*) ntre os dias 23 e 30 de maio, os governadores…
Duas instituições sergipanas foram contempladas em edital nacional da Finep voltado a parques tecnológicos: o…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão…
Por Thiago Santos (*) dia amanhecia tímido na Orla da Atalaia, em Aracaju.…